Muda sua vida...hoje!

Lisboa Counselling
1. LisboaCounselling – O Despertar do Counselling Português

Presentation33

Somos um povo com características específicas, algumas bastante diferentes das dos países onde counselling é comum. Há uma identidade muito própria do povo português, fazendo por isso sentido desenvolver uma abordagem não só que a tenha em conta e entenda, mas também que desenvolva ferramentas e estratégias que funcionem connosco, com o nosso tipo de temperamento cultural coletivo.

Há uns dias atrás, estávamos entre um grupo de amigos a comentar skills específicos de cada povo, como por exemplo, a música para os brasileiros, a dança para os espanhóis, o pragmatismo para os americanos, a capacidade de seguir ordens para os alemães… e os portugueses, qual a capacidade ou talento especial que nos distingue? E no meio da conversa surgiu a resposta – o “desenrasca”. Na verdade, o povo português tem uma capacidade especial para dar a volta a situações, para inventar soluções, característica essa que em tempos foi considerada pouco “nobre” mas que hoje em dia vem a ser valorizada até por grandes multinacionais que querem ter esse tipo de skill nas suas lideranças – alguém que, quando a situação não se resolve, tem a capacidade de sair da caixa mental das regras e criar uma solução diferente, inesperada e muitas vezes brilhante.

Esta é a nossa realidade cultural – um povo menos “quadrado”, menos pragmático, pouco guerreiro (diria eu), mas que reconhece e valoriza o que é bom. Um povo que está em fase de grandes e rápidas mudanças. Que procura cada vez mais a qualidade, o conforto, o lazer; que começa a ter consciência da importância de temas que antes lhe escapavam: o descanso, o manter-se em boa forma e saudável, as relações familiares… pequenas nuances que, quando nos escapam, nos roubam enormes fatias de felicidade.

 

O que é o counselling?

Counselling não é o mesmo que psicoterapia. Trabalha com as mesmas situações que a psicologia, mas usando uma abordagem muito diferente. Em counselling há um papel ativo da parte do cliente, na realidade funcionando como uma equipa – counsellor e cliente – que age em conjunto para a resolução do problema. Não há um terapeuta que vai “resolver” o problema do seu cliente. O que acontece é precisamente o oposto; o cliente “aprende” a resolver o seu próprio problema. Então o papel do counsellor é essencialmente de planeamento e de treino de novas competências no seu cliente, que levarão à mudança da situação e à resolução do problema. Há um avançar passo a passo e a implementação de competências e ferramentas específicas para cada situação, para cada pequeno passo. É este trabalho conjunto, estes dois papéis diferentes que se complementam, que possibilitam um rápido alívio e o avançar até à resolução.

Esta atitude prática, pró-ativa e focada é uma das principais características do counselling. Mas ela é moldada à realidade e situação de cada cliente. De forma mais alargada, o LisboaCounselling está a fazer esse mesmo ajustamento não só a cada cliente, mas à nossa realidade e características culturais, desenvolvendo o início daquilo que pode ser considerado o counselling português. No entanto, há também uma consciência e um trabalho multicultural, uma vez que tem como clientes, pessoas de povos e culturas muito diversas, não só cá em Portugal mas, no trabalho online, clientes que vivem noutros países e não são afetados pela nossa cultura.

 

Abordagem holística

Counselling aborda e trabalha todas as áreas da vida do cliente, acabando por ser não uma simples terapia, mas o desenvolvimento de um novo estilo de vida, criando competências que os nossos clientes ficam a usar para o resto das suas vidas. Na verdade, em counselling o bem-estar é visto como algo muito mais global do que apenas a “eliminação” do problema. Leva a um alargamento da visão, a uma tomada de consciência, a um aumento da capacidade de tomada de decisões e de planeamento das estratégias necessárias para as alcançar. Os problemas deixam de ser vistos como obstáculos e passam a ser encarados como desafios a ultrapassar, deixando a pessoa menos à mercê das circunstâncias e das emoções que elas causem. E todo este processo de aquisição e treino de novas competências, leva também a uma maior autonomia do cliente que, ao aprender como se resolvem problemas, não vive dependente do seu terapeuta nem tem que recorrer a nós de cada vez que lhe surge um novo obstáculo.

Ao passares por um processo de counselling, a tua vida vai realmente mudar!

 

Deixa-nós uma resposta...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>