Muda sua vida...hoje!

Lisboa Counselling
4. Pensamento Positivo – Como o Desenvolver?

o-maestro-de-orquestra-entrega-o-bastão-30957833

 

 

 

 

 

 

 

Se queres mudar algo na tua vida, essa mudança tem que ser “orquestrada” na tua mente.

 

O teu campo de batalha é a tua mente. Não é a crise, os problemas que enfrentas, nem mesmo as outras pessoas. Mesmo que a tua vida precise de sérias mudanças, para conseguires concretizá-las, precisas de começar por uma renovação da tua mente.

 

Tu podes tentar fazer algumas mudanças em áreas específicas da tua vida. Podes até ter algum sucesso temporário, mas depois acabar por voltar à mesma situação em que estavas. Um exemplo disso, bastante comum e fácil de visualizar, são as dietas. Muitas pessoas investem bastante (dinheiro e não só) para conseguirem emagrecer. E em pouco tempo podem reduzir vários números no seu tamanho de roupa. No entanto, passado algum tempo, estão outra vez a usar a roupa anterior ou até algum número acima. Porquê? Simplesmente porque a “mudança” se limitou à dieta e não a uma transformação interior mais profunda.

 

Como mudar?

É provável que já tenhas tentado livrar-te de determinados pensamentos, sejam eles preocupações, incertezas, ansiedades, sejam memórias dolorosas ou simplesmente a tendência para sempre pensar o pior, de tudo e de todos. Mas quanto mais tentas empurrá-los para fora, mais vivos eles parecem estar na tua mente, levando-te a acreditar que não é possível livrares-te deles, ou que “o tempo cura” – e acabando por passar a vida inteira à espera que o tempo vá curando as sucessivas dores.

 

Substituição de pensamento

Para mudares o teu padrão de pensamento, ou para te livrares de pensamentos negativos e tóxicos, o caminho não é lutares contra eles, mas sim substituí-los. Ou seja, em vez de tentares mandar embora determinado pensamento, deves colocar o teu foco, intencionalmente, em outra coisa. É quase como mudar de canal. Obviamente, se estás habituado a pensar de forma mais negativa, isso não vai ser fácil. O que precisas de fazer? Treinar!

 

Treino de pensamento

Uma estratégia simples, é começares por identificar os aspectos positivos – das situações, das pessoas, da tua vida. Sei que pode parecer-te muito difícil ou mesmo impossível. Mas tenta! Olha para aspectos muito simples e mesmo banais.  Identifica pequenas coisas que gostas. Usa os sentidos: aquilo que vês, que ouves, que podes cheirar ou saborear, que sentes através da pele. Deixa que a tua mente comece a passar mais tempo em coisas positivas e agradáveis.

 

Palavras

Procura também ir tornando as tuas palavras mais positivas. Pensa nos relacionamentos que são importantes para ti e não queiras ser um “limão azedo” nos ouvidos dessas pessoas. É verdade que eles podem ser difíceis, conflituosos, complicados. Mas tu podes aprender a também influenciar a comunicação deles.

 

Diz-se que devemos ser realistas. Eu concordo plenamente! Mas ser realista, significa ter a capacidade de ver os vários aspectos da realidade, e não apenas os negativos.

Quando libertas a tua mente das amarras pestilentas do negativismo, da crítica, da insatisfação constante, tornas-te uma pessoa não só mais feliz mas também com maior capacidade para resolveres os teus problemas e mesmo para seres assertivo – de uma forma positiva.

 

A mudança é possível. É um novo percurso que podes começar a desenvolver hoje mesmo. No LisboaCounselling podes usufruir de um processo de coaching que te ajudará a fazer essa mudança, a tornar mais positiva a tua vida… e a daqueles que estão à tua volta.

Estamos apenas à distância de um click!

Deixa-nós uma resposta...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>