Muda sua vida...hoje!

Lisboa Counselling
Agressor, um Predador Social

Violência doméstica é algo muito específico. O agressor não é uma pessoa com problemas de falta de paciência ou com “pavio curto” como facilmente pode parecer, mas alguém que tem como objectivo maltratar e massacrar a sua vítima escolhida (normalmente a esposa mas muitas vezes também os filhos). É uma forma de bullying. O agressor é um predador social, aquilo a que em psicologia se chama um Psicopata.

Ele não é um louco; não é um doente mental. Não tem a desestruturação mental ou alucinações da esquizofrenia, por exemplo, nem o intenso sofrimento emocional da depressão (embora o possa imitar com mestria).

A sua principal característica é a total ausência de sentimentos de culpa, arrependimento ou remorsos pelo que faz. Ele é frio, calculista e completamente egocêntrico. É um transgressor de regras sociais e só visa os seus próprios interesses.

Tem uma incapacidade total para “sentir” a dor do outro, mas normalmente tem uma capacidade muito acima da média para detectar essa dor. Ele é especialista em saber aquilo que mais profundamente destrói a sua vítima. Isso dá-lhe o poder de provocar grandes males, mas normalmente sem “sujar as mãos”.

Como qualquer predador, ele é especialista em se camuflar. A grande maioria dos agressores, nas várias formas de bullying (no trabalho, na escola, em casa) só é detectada pela(s) própria(s) vítima(s). No entanto, quando esta se começa a aperceber de que ele é um monstro, ele já tomou as medidas necessárias para garantir que ela não irá falar.

Ele sabe perfeitamente o que está a fazer e o sofrimento que está a provocar. Apesar da boa imagem que a maioria deles tem, todos deixam um rasto de destruição por onde passam.

Deixa-nós uma resposta...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>