Muda sua vida...hoje!

Lisboa Counselling
4.Burnout / Esgotamento — O que Fazer?

Burnout pode ser algo que vens a sentir ao longo do tempo, aquela sensação inquietante de que estás a atingir o teu limite, ou pode ser um diagnóstico que cai na tua vida como uma enxurrada. Mas seja qual for a intensidade com que te atinge, tu podes escolher sobreviver a essa crise e reduzir, o máximo possível, o seu impacto e sequelas.

Sobrevive

 

Fase de ruptura

Quando uma pessoa entra em fase de ruptura e tem que recorrer ao médico, as consequências imediatas são medicação psiquiátrica, baixa médica e, nos casos mais graves, hospitalização.

 

Baixa é necessária?

Depende. Normalmente eu prefiro que os meus clientes se mantenham na sua rotina habitual. A baixa implica uma mudança de rotina que, para uma pessoa que está num processo de esgotamento, requer um esforço adicional e, por outro lado, o ficar subitamente com todo o tempo livre, muitas vezes permanecendo em casa o dia inteiro, é um terreno muito fértil para o desenvolvimento de outras complicações, como a depressão, por exemplo.

Quando o estado de esgotamento é muito grave, ou o ambiente de trabalho muito desgastante ou conflituoso, pode ser preferível recorrer a baixa médica.

 

Medicação

Apesar de a maioria das abordagens que lidam com situações de esgotamento, usar medicação, é importante perceber que esta, por si só, não vai fazer com que a pessoa recupere a sua boa forma.

Counselling não usa medicação. Pelo contrário, investe na auto-capacitação.

 

Descanso activo

O descanso é fundamental para o bom funcionamento do ser humano. No entanto, ele nem sempre é usado de forma eficaz. Para a maioria das pessoas, descansar é simplesmente estar sem fazer nada, normalmente estatelado no sofá a mudar de canal. Mas este “descanso” não descansa, de todo!

Para conseguires realmente descansar, precisas de perceber qual a tua área que está cansada e fazer algo que descanse essa área. O estilo de vida que temos hoje em dia, provoca cansaço e desgaste essencialmente a nível mental e emocional. Então, para conseguires descansar essas áreas de forma eficaz, deves fazer algo que use a tua energia física (que provavelmente está demasiado acumulada). Pode ser algo tão simples como fazer uma pequena caminhada.

O descanso activo é a capacidade de descansar com qualidade, em curtos espaços de tempo. Nesses momentos, não estás “parado”, mas a fazer algo que gostes e que seja diferente daquilo que está a cansar-te. Pode ser caminhar um pouco, sentar uns momentos numa esplanada, ouvir música, … fazendo isso de forma intencional para recarregar as baterias durante esse período (que pode ser apenas 15 ou 30 minutos) e mantendo os temas habituais, de trabalho ou outros, fora da mente.

 

Redução de ansiedade

A ansiedade tem um papel muito pesado no esgotamento. Para recuperar, é indispensável reduzir essa ansiedade.

 

O trabalho em Counselling

O nosso trabalho começa pelo alívio e pelo fortalecimento dos “músculos” mentais e emocionais. Este foco inicial é essencial para acelerar o processo de recuperação e reduzir o risco de cristalização de sintomas (a nível de memória, concentração, etc) que poderiam permanecer como sequelas.

Para além disso, há um treino a nível de controlo de pensamento (que está na base da ansiedade e desgaste mental) e de uma gestão mais equilibrada das emoções. Há um trabalho a nível de estrutura e estabilidade interior, de capacidade de planeamento e tomada de decisões, sendo desenvolvido um processo passo a passo, em que o cliente é acompanhado, orientado e apoiado ao longo de todo o percurso. Por fim há um trabalho a nível da identificação de situações ou factores de risco e de estratégias para lidar com eles, não só “curando” a situação actual de esgotamento mas ensinando a prevenir e evitar futuras crises.

 

Algumas estratégias de Counselling são temporárias, para resolver aquele problema, outras na verdade são novas maneiras de agir, pensar, sentir, que são incorporadas como um novo estilo de vida.

 

A tua vida pode mudar! O LisboaCounselling existe para te ajudar a alcançar esse Alvo!

 

Deixa-nós uma resposta...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>