Muda sua vida...hoje!

Lisboa Counselling
COUNSELLING VS. PSICOTERAPIA — 1

Counselling é o mesmo que psicoterapia?

Quais as diferenças?

Como saber qual é o mais indicado para mim?

Apesar de, nos países de língua inglesa e grande parte da Europa, counselling ser tão comum como qualquer outra especialidade na área das psicoterapias, em Portugal continua a ser praticamente desconhecido. Por isso, muitas pessoas me perguntam se counselling é o mesmo que psicologia, ou se é dar conselhos.

Counselling não é o mesmo que psicologia e também não é (de todo!) dar conselhos. Apesar de trabalharmos com o mesmo tipo de problemas que a psicologia, a forma de abordagem é muito diferente.

Para trabalhar com disfunções emocionais ou comportamentais, é saudável haver um leque de opções multidisciplinar. A abordagem que resolve o problema de uma pessoa, pode ser ineficaz para outra pessoa, mesmo que tenha um problema idêntico. Diferentes pessoas podem beneficiar de diferentes abordagens.

Em Portugal, infelizmente, ainda não há abertura e clareza suficiente para que uma pessoa, antes de escolher o especialista, possa ser informada acerca da terapia que ele usa, do tipo de abordagem que faz, de como ele poderá lidar com o seu problema, dos resultados previstos, duração do tratamento, etc. Nos países onde as pessoas têm fácil acesso a este tipo de informação, será muito mais fácil escolherem o especialista mais adequado para si, sem terem que recorrer ao método de tentativa e erro ou, pior ainda, à tentativa que os leva à conclusão de que o seu problema não é possível de resolver.

Na 2ª parte deste artigo vamos ver algumas diferenças entre counselling e algumas das abordagens da psicoterapia. Fica atento!

Deixa-nós uma resposta...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>