Muda sua vida...hoje!

Lisboa Counselling
Counselling Vs. Psicoterapia — 4

O QUE É COUNSELLING?

Counselling é o mesmo que psicoterapia?

Não. Nós trabalhamos com o mesmo tipo de problemas que a psicoterapia mas a nossa forma de abordagem é muito diferente. Em Counselling, o cliente aprende a analisar o seu problema e a desenvolver técnicas e estratégias específicas para o resolver. Isso faz com que a duração do tratamento em Counselling seja bastante curta. Normalmente há melhoria visível logo desde as primeiras sessões e a maioria dos problemas é resolvida em poucos meses.

Nas correntes mais tradicionais da psicoterapia, o foco está no problema, no diagnóstico, no perceber as causas do problema. Em Counselling, nós focamos muito mais na resolução do que no problema. O objectivo não é compreender completamente o problema, mas resolvê-lo. Algumas das abordagens de Counselling defendem inclusivamente que não é necessário compreender a raiz do problema para conseguirmos resolvê-lo de forma eficaz. Nós só tentamos perceber os aspectos do problema ou do passado que sejam relevantes e úteis para a sua resolução.

Na prática, que diferença é que isso faz? Faz toda a diferença em termos de motivação, por exemplo. Quando o foco está no problema, o que o paciente vê / sente,  é esse fardo gigantesco que está sobre os seus ombros. Quando o foco está na resolução, o olhar do cliente está voltado para a frente, para a esperança de mudança. Ao voltarmos o olhar para a resolução, para o que já está a ficar diferente, estamos a fazer um tremendo investimento na motivação do nosso cliente e a potencializar a sua capacidade de mudança.

Counselling faz uma abordagem holística e multidisciplinar, não presa a técnicas rígidas. Apesar de a nossa formação incluir as várias correntes da psicologia / psicoterapia, a nossa abordagem é muito mais ampla do que apenas questões emocionais ou psíquicas, podendo tocar todos os aspectos da vida do nosso cliente.

Como se desenrola o processo de Counselling?

Eu creio que o primeiro aspecto fundamental para entrar numa batalha, é que os “soldados” estejam em boa forma. Um processo de cura interior ou de mudança é sempre uma batalha, por vezes muito dura. Por isso, em Counselling sempre começamos por aumentar a capacidade do nosso cliente, trabalhando aspectos como motivação, descanso activo, identificação de pontos fortes, etc. Ao mesmo tempo, começamos a trabalhar o alívio em relação ao problema, ensinando a resolver aspectos práticos simples que levem a uma melhoria visível. Nós acreditamos que pequenos passos abrem caminho para passos maiores. Ou seja, quando logo nos primeiros dias de Counselling o cliente verifica que conseguiu mudar algumas coisas, isso aumenta muito a sua motivação, auto-confiança e, na prática, torna-o mais capaz de lidar com os aspectos mais difíceis.

Ao longo das semanas há um trabalho de desenvolvimento pessoal do cliente e aumento da sua eficácia para lidar com situações difíceis, juntamente com a aprendizagem de técnicas específicas para resolver o seu problema (por exemplo técnicas de redução de ansiedade, de controlo de ataques de pânico, de assertividade / não permitir atitudes abusivas, etc.).

Trabalhamos a cura interior, libertação de feridas emocionais, restauração de relacionamentos quebrados, etc. Todo este processo é feito passo a passo.

Como é que em Counselling se conseguem resultados muito mais depressa do que nas abordagens tradicionais?

Em Counselling, o cliente tem um papel activo na resolução do seu problema. Ele aprende técnicas e estratégias que vai colocando em prática ao longo dos dias. Ou seja, enquanto nas abordagens tradicionais da psicoterapia o trabalho é feito essencialmente pelo terapeuta, em Counselling a “equipa” de trabalho é composta por duas pessoas: o counsellour e o cliente. Outro aspecto é que o trabalho não acontece apenas durante as sessões, uma vez que o cliente vai estar a colocar em prática no dia a dia aquilo que está a aprender. Isso faz com que seja um trabalho diário, permitindo resolver mesmo problemas graves em curto período de tempo.

Para além disso, como o cliente está a aprender a resolver problemas de forma muito prática, quando passar por outra situação difícil terá muito mais probabilidade de a resolver por si próprio, aplicando os conhecimentos que obteve durante o seu processo de Counselling.

Em Counselling, aprendes a tornar-te um “resolvedor de problemas”.

Deixa-nós uma resposta...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>