Muda sua vida...hoje!

Lisboa Counselling
4.Memória — Como a Melhorar?

Slide1

Uma máquina, se não for usada da forma correcta, pode acabar por avariar. Da mesma maneira, a nossa memória é afectada, positiva ou negativamente, pela forma como a usamos.

Por vezes o meu computador começa a ficar muito lento. Vou ver o que se passa e verifico que tenho montes de coisas abertas porque “me dá jeito”. O que posso fazer? Simplesmente fechar ou apagar algumas e ele começa a funcionar melhor.

 

Eliminar o desnecessário

Ao contrário do que algumas pessoas pensam e defendem, guardar muitas coisas na memória, não vai ajudá-la a funcionar melhor. Vai apenas sobrecarregá-la sem necessidade.

Com a facilidade de acesso que temos a todo o tipo de recursos, hoje podemos eliminar muitas coisas da memória. A agenda, lembretes ou mesmo listas de supermercado, podem permitir-nos tirar da nossa memória muitos itens. Hoje já não temos que usar a memória como um armazém de informação. Isso não vai tornar a nossa mente “preguiçosa” e a memória mais fraca. Pelo contrário, vai libertar mais espaço mental para planear e gerir.

 

Bloquear temas tóxicos

Para além disso, muitos dos temas que guardamos na nossa memória, são tóxicos e corrosivos, provocando um enorme desgaste interior, reduzindo o nosso bem-estar e causando problemas de saúde. Esses temas, sejam preocupações, sejam mágoas ou traumas emocionais, precisam de ser resolvidos e arrumados.

Não conseguirás viver uma vida plena e feliz, enquanto permitires que temas tóxicos encham e controlem a tua memória e o teu pensamento.

 

Atenção total

Como já comentei antes, o facto de termos todos os temas “abertos” em simultâneo, causa um grande desgaste e reduz a nossa eficácia, naquilo que estamos a fazer. Então, podes começar a tentar focar apenas naquilo que estás a fazer, uma coisa de cada vez. Para isso, podes bloquear assuntos que não estão a ser usados no momento, ou que não têm a ver com o tema que estás a tratar. Não parece fácil mas, com treino, podes ir aumentando essa capacidade.

Este sempre é o papel do Counselling, de ir treinando e desenvolvendo capacidades, passo a passo. Com esse treino planeado e focado, desenvolves capacidades que não imaginavas ter.

 

Rotinas

Hoje as pessoas não gostam de rotinas e muitos acham-nas negativas. Mas há muitas coisas na nossa vida que são rotina — por exemplo, horário e funcionamento de refeições, horas de dormir, o local onde colocas as chaves ou outros objectos de uso frequente. Para ter uma vida interessante, não precisas de estar sempre a mudar todas as coisas.

Procura que as coisas que são de rotina se mantenham dentro de uma rotina confortável; procura manter estáveis os horários que te for possível, tenta arrumar objectos sempre nos mesmos locais (evitas o desgaste de andares à procura deles quando precisas). Não gastes a tua mente sem necessidade.

 

Descanso activo

Esta é uma área que eu desenvolvo muito no meu trabalho, como counsellor, e que não é mais do que a capacidade de descansar com eficácia mesmo em pouco tempo. Durante este tempo de descanso, deves fazer algo que gostes e que seja diferente daquilo que te cansou — algo tão simples como caminhar um pouco ou sentar a ler um livro. Define o tempo em que vais estar a descansar, que pode ser apenas 15 ou 30 minutos. Durante esse tempo, tenta manter fora da tua mente os temas de trabalho ou preocupações, focando apenas naquilo que estás a fazer para te ajudar a descansar e relaxar. Deixa que a tua mente se aquiete por uns momentos e recupere a sua energia.

 

Os teus recursos pessoais podem durar mais e funcionar melhor, se os usares com sabedoria. A tua mente, é um dos recursos mais valiosos que tens. Cuida dela!

Deixa-nós uma resposta...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>