Muda sua vida...hoje!

Lisboa Counselling
4.Mindfulness no Counselling

Mindfulness é a tomada e consciência, o despertar dos sentidos, a capacidade de usufruir das pequenas coisas.

Mind

Esta é uma das ferramentas que usamos em Counselling para aumentar o fortalecimento emocional. Muitas das pessoas que chegam até mim, principalmente quando o seu problema está ligado à área emocional (depressão, ansiedade, angústia, etc), acham estranho eu falar em usufruir, muitas dizem que já não se lembram o que é isso e algumas até dizem que não é possível recuperarem a capacidade de sentir prazer. Se este é o teu caso, precisas de começar com aspectos muito simples e focar em usufruir das pequenas coisas, no aqui e agora.

 

Esta tarefa tem que ser zen?  

Tem que usar como base a meditação? Não!

Esta “tarefa”, em Counselling, não tem a ver com meditação nem com imaginação. Não é imaginar algo, mas identificar o “algo” que está ao teu alcance no momento e usufruir dele. O aquietamento interior, pode ser alcançado através de pequenos momentos contemplativos. Aqui o alvo não é esvaziar a mente, mas preenchê-la apenas com o objecto escolhido para contemplação, que pode ser uma paisagem, uma música, um ambiente, no qual nos permitimos “descansar” por uns momentos.

 

E quando esse aquietamento não é possível? 

Talvez sintas que isto não é possível para ti. Talvez o teu ritmo esteja demasiado acelerado, com demasiadas solicitações, e não te possas dar ao luxo de tirar uns momentos só para ti. Se este é o teu caso, precisas de ir ao nível mais básico, ao nível dos sentidos. Procura usar as sensações físicas para começares a conseguir alguns momentos de aquietamento da tua mente. Para isso, podes usar coisas tão simples como gastar uns momentos a sentir um cheiro, a sentir o calor do sol na tua face, ou a textura de um objecto, seja a suavidade de um lenço de seda ou o toque rugoso da casca de uma árvore.

Estes momentos, em que estás apenas a sentir ou a contemplar, permitem que a tua mente faça uma pausa e encontre um meio de recarregar baterias. Procura começar a treinar esta capacidade durante pequenos períodos. Não tens necessariamente que tirar muito tempo para isso. O primeiro objectivo é conseguires, durante um curto período de tempo, focar apenas no aqui e agora, tomares plena consciência daquilo que te rodeia, do que estás a sentir. Em qualquer lugar, usa o ambiente ou o cenário em que estás e desenvolve a capacidade de identificares e colocares a uso os recursos que tens ao teu alcance.

 

Baixar o metabolismo 

Aliado à prática de mindfulness, também podemos mais facilmente baixar o nosso metabolismo, reduzir o nosso ritmo interior e as manifestações de  stress e ansiedade. A nível do corpo, isso vai ajudar a baixar o ritmo cardíaco, a tensão arterial, a pressão que é colocada sobre o nosso organismo como uma “máquina que tem que funcionar bem”. Mas também aquieta as tuas emoções e facilita os relacionamentos. Os momentos de maior tensão, podem começar a ser trabalhados através do desenvolvimento desta capacidade de atenção plena, de focar completamente no aqui e agora. Mais tarde podes começar a desenvolver essa capacidade de forma mais específica e dirigida ao objectivo. Por exemplo, nas situações mais difíceis ou de maior tensão, podes aprender a focar apenas naquilo que é necessário para lidares com esse problema, deixando tudo o resto em standby, até ultrapassares aquele momento. A utilidade desta capacidade? Quando estás numa situação difícil, há uma imensidão de aspectos inconscientes que tornam mais difícil agir de forma positiva e eficaz – emoções, como raiva, medos, preocupações; o não encontrares as palavras certas, etc. Desenvolvendo a capacidade de focar apenas no que é essencial, podes eliminar muitos desses “parasitas” que diariamente dificultam a tua vida.

 

 

Hoje ainda continua a haver muito a ideia de que temos que ser muito rápidos em tudo o que fazemos… e temos que fazer muitas coisas. Mas o que tens, é que ser eficaz no que fazes.

Se sentes que a tua vida está a fugir ao teu controlo, ou se já estás tão cansado/a que vives no modo automático, a abordagem de Counselling através do Mindfulness pode ajudar-te, primeiro a recuperares as tuas forças e depois a desenvolveres estratégias mais específicas e eficazes de lidares com cada situação, de forma a funcionares melhor e evitares entrar em colapso.

 

 

Deixa-nós uma resposta...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>