Muda sua vida...hoje!

Lisboa Counselling
2.Mindfulness — O que é?

Mindfulness é uma das ferramentas usadas em Counselling, que pode contribuir bastante para a mudança da tua vida.

Lilases

 

Como diz Salomão, no livro de Eclesiastes, não acontece nada de novo debaixo do céu. Tudo o que se faz, já alguém fez antes de nós. Mindfulness é uma prática muito antiga que tem vindo a receber mais atenção nestes últimos tempos, começando a tornar-se uma “moda”.

 

Meditação?  

Esta prática tem vindo a ser muito usada e divulgada por correntes zen, normalmente ligada a práticas de meditação ou outras actividades esotéricas. No entanto, pode ser desenvolvida de uma forma simples e natural, incorporada nos aspectos práticos do nosso dia a dia, e sem qualquer ligação a essas actividades. Esta prática não é de forma nenhuma um exclusivo dos seguidores da Nova Era.

 

Focar no aqui e agora 

Conseguir gerir o pensamento e controlar a mente de uma forma intencional pode ser visto como algo impossível de alcançar. Mindfulness pode ajudar a começar este processo.

Esta técnica, também chamada de “atenção plena”, começa com o treino de colocar o foco no aqui e agora, no que está à nossa volta. Quando isso ainda é muito difícil, podemos descer ao nível dos sentidos e focar apenas nas sensações físicas — sentir o toque do sol na pele, o cheiro das flores, ouvir música, sentir o contacto do chão debaixo dos pés, olhar para aquilo que nos rodeia, etc. Isso vai ajudar-nos a manter a atenção naquilo que desejamos, pelo menos durante alguns momentos, desviando-a das pressões e pensamentos que nos sobrecarregam.

 

Tomada de consciência  

Ao desenvolvermos a nossa capacidade de atenção total, de estarmos focamos apenas naquele tema que escolhemos (em vez de termos a mente dispersa e ocupada com inúmeras outras preocupações) vamos também aumentando a nossa tomada de consciência do que se passa à nossa volta e mesmo dentro de nós, do nosso eu interior. Esta prática deve tornar-nos mais despertos, mais conscientes da realidade e mais capazes de usufruir das coisas positivas que temos.

 

Foco intencional 

A tomada de consciência é estimulada e desenvolvida através do foco intencional, da prática de prestar atenção, no momento presente. Isso parece uma tarefa muito simples. No entanto, quando tentas manter a atenção focada numa só coisa, do momento presente, o pensamento foge para outros temas. Para conseguires manter a atenção no mesmo foco intencional, precisas de treino e de perseverança.

 

E para que serve tudo isto? 

Afinal, desenvolver a capacidade de atenção total, ou de focar no aqui e agora, pode parecer algo demasiado simplista para ter alguma utilidade real. No entanto, esse foco vai levar a um aquietamento mental, vai ajudar a reduzir o ritmo da actividade mental e mesmo do corpo. Vai aumentar a capacidade de viver o momento presente (em vez de estar sempre magoado com o passado ou preocupado com o futuro), vai aumentar o bem-estar e melhorar os relacionamentos. E vai reduzir o desgaste interior, que é a causa de muitos dos problemas que enfrentamos hoje em dia.

 

Nos próximos artigos, vou estar a falar acerca dos benefícios desta prática e de como podes começar a desenvolvê-la.

 

Deixa-nós uma resposta...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>