Muda sua vida...hoje!

Lisboa Counselling
4.Resiliência — Como a Desenvolver

Sol atrás das nuvens

 

Um dos meus papéis mais importantes, como counsellor, é ajudar os meus clientes a desenvolver resiliência; a adquirir, treinar e usar os novos skills que vão aumentar não só a sua capacidade de fazer face à adversidade, mas também de se tornarem mais eficazes em resolver os problemas com que se deparam. Por isso, eu costumo dizer que sou “treinadora de lutadores”. Na verdade, o meu papel é treinar nos meus clientes as competências necessárias para eles ultrapassarem e vencerem as lutas que estão a travar.

 

Um lutador precisa de estar em boa forma. Tragicamente, quando enfrentamos um problema grave, a tendência natural é deixar que esse problema nos consuma e desgaste a ponto de nos tornarmos praticamente incapazes de o resolver… ou mesmo de lhe sobreviver.

 

Fortalecimento emocional

Um das áreas fundamentais a desenvolver para enfrentarmos as nossas lutas, é o nosso fortalecimento emocional, a resiliência, o que nos permite lutar e vencer sem cairmos para o lado. Esse fortalecimento é desenvolvido da mesma forma que o fortalecimento muscular — através de treino. Um dos exercícios que podes fazer nesse sentido, é colocar o teu foco de forma intencional em experiências agradáveis e positivas. Ao “passares tempo” focando nessas experiências, estás a estimular o teu cérebro a produzir os chamados químicos feel-good, as endorfinas, que vão aumentar a tua capacidade de sentir emoções positivas e, por outro lado, reduzir a capacidade de sentires dor.

 

 

Escolhe ver o sol!

Foco no lado positivo das coisas

Conseguir “ver o sol apesar das nuvens” não é, de forma nenhuma, enterrar a cabeça na areia. É estar consciente da gravidade do problema mas escolher concentrar-se nos aspectos que possam ser positivos. Essa escolha vai aumentar a probabilidade de ultrapassares o problema e também a tua capacidade de análise e identificação das diferentes opções ou até de possíveis vantagens, mesmo numa situação que pode parecer dramática. Júlio Iglésias é um exemplo de identificação da vantagem na tragédia. Um acidente que acabou com a sua desejada carreira como jogador de futebol, levou-o a perceber as suas capacidades musicais… que levaram a uma carreira com mais sucesso ou pelo menos muito maior duração do que teria tido no mundo do futebol.

 

Substituição de pensamento

Frequentemente, o nosso adversário mais “renhido”, é o nosso próprio pensamento. A preocupação, as memórias dolorosas que “colam” na nossa mente, as expectativas que nós mantêm em suspense, geram um desgaste emocional tremendo, para além de normalmente nos levarem a ter atitudes menos desejáveis. Por isso, a capacidade de controlar e dirigir o pensamento é fundamental para reduzir o sofrimento e melhorar a performance. Uma primeira estratégia muito básica que podes treinar nesse sentido, é a substituição do pensamento. Quando percebes que a tua mente está a ficar controlada por pensamentos negativos, procura mudar o foco, colocar a atenção em outra coisa que seja positiva e agradável. Podes usar vários recursos, como ouvir música, cantar, fazer uma pequena caminhada, regar as plantas, etc. Devem ser coisas simples que te ajudem a desviar o foco do pensamento.

 

Apoio social

O apoio social também tem um papel muito importante na forma como conseguimos lidar com a adversidade. É importante aprenderes a identificar as pessoas (família, colegas, amigos) que possam ser uma presença positiva na tua vida. Da mesma forma, é importante identificares aquelas pessoas a quem alguns autores chamam “amigos venenosos”, pessoas que, mesmo que com boas intenções, provocam em ti um maior desgaste e mal estar. Caso alguma destas pessoas represente uma carga negativa muito grande, será bastante útil aprenderes skills específicos para te proteger dela.

 

 

Papel do LisboaCounselling

O LisboaCounselling é essencialmente um espaço de treino de novas competências que te capacitam a aumentar o teu bem-estar e qualidade de vida e a ultrapassar os problemas que enfrentas.

Podes encontrar algumas das áreas de intervenção do counselling em

http://lisboacounselling.com/servicos/intervencao/

 

 

2 Responses to “4.Resiliência — Como a Desenvolver”

Deixa-nós uma resposta...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>