Muda sua vida...hoje!

Lisboa Counselling
3.Resiliência — Quais as Suas Vantagens?

Resiliência aumenta a tua capacidade de “viver, apesar de…”.

2013-04-15 16.39.36

Cada vez mais sentimos a pressão constante não só dos problemas com que nos deparamos, mas também de uma forte imposição de nos “cuidarmos”. E esta imposição vai desde a saúde física, à imagem, actividade intelectual, etc. Nesta época de suposta liberdade, é fácil sentirmo-nos extremamente pressionados e forçados, embora (pelo menos na teoria) seja para o nosso bem.

 

Toda esta pressão provoca um enorme desgaste, aumentando o stress, o cansaço, o risco de ruptura. Faz sentido ignorar muitas dessas áreas de pressão. No entanto, em algumas áreas / capacidades, talvez mereça a pena investir.

 

Nos dois últimos artigos desta série, observámos algumas das características da resiliência e vimos que esta não só nos capacita a “sobreviver” às nossas catástrofes como pode mesmo levar-nos a tirar “lucro” desses momentos difíceis. Então, quais as vantagens de desenvolvermos maior resiliência?

 

 

Vantagens da resiliência

Podemos comparar a resiliência ao fortalecimento físico e muscular. Quando trabalhas o teu corpo através do exercício físico, sentes mais força, menos cansaço, mais leveza. És capaz de enfrentar desafios maiores com menos esforço. Da mesma forma, a resiliência capacita-te a olhar para a adversidade de forma mais activa e positiva; aumenta a tua capacidade de análise e de planeamento da forma de agir, aumentando a probabilidade de (e habilidade para)  conseguires resolver o problema. Dessa forma, também reduz a probabilidade de seres “derrotado” pelo problema que estás a enfrentar.

 

Por outro lado, o desenvolvimento da resiliência aumenta tremendamente a tua capacidade de “viver, apesar de…”. Ou seja, mesmo perante situações muito graves e que não podem ser alteradas, a resiliência dá-te a capacidade de usufruir plenamente da vida e de identificares e usares cada pequeno aspecto positivo. Mais facilmente te sentes feliz com o teu copo meio cheio, em vez de te amargurares com o que devias ter e não tens.

 

Esta atitude tem consequências, mesmo no teu relacionamento com os outros. Quando és muito amargo, muito coitado, muito Calimero (mesmo que tenhas fortes razões para isso) estás a colocar uma pressão muito grande sobre os outros. Os teus relacionamentos são mais caracterizados pelo peso emocional e muitas vezes também por exigências silenciosas, por cobranças, que acabam por danificar profundamente esses relacionamentos… que tanto desejas e dos quais precisas. Ao desenvolveres a tua força interior, podes reduzir essa pressão sobre os outros e melhorar, mesmo muito, a qualidade dos teus relacionamentos.

 

Isso ajuda-te também a olhares para fora com uma atitude mais activa, mais disponível e capaz de ajudar os outros. E faz com que a tua dor, na realidade, fique mais pequena.

 

 

E quem não tem essa capacidade de crescer no meio (e através) da sua dor? Quem fica devastado perante a adversidade? Será que pode desenvolver essa força interior, essa capacidade de vencer e prosperar apesar de estar completamente “contra a maré”?

No próximo artigo vamos falar acerca de como podes aumentar essa capacidade em ti.

One Response to “3.Resiliência — Quais as Suas Vantagens?”

Deixa-nós uma resposta...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>