Muda sua vida...hoje!

Lisboa Counselling
3.Terapia de Casal – É possível ter uma nova relação com o/a mesmo “velho” parceiro/a?

2013-10-05 07.52.44

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cada dia há um novo amanhecer em cada “velha” paisagem!

 

 

 

Há algum tempo ouvi alguém que trabalha em Terapia de Casal dizer que os primeiros 25 anos do seu casamento tinham sido óptimos para ele e horríveis para a sua esposa. E durante todo esse tempo ele não fazia a mais pequena ideia de que ela se sentisse tão infeliz! Absurdo? Talvez. Mas esta é uma situação tão comum que todos nós conhecemos vários casais que vivem esta realidade.

 

O desgaste, num relacionamento, é natural. Quando se descura a “manutenção” de alguma coisa, ela tende a degradar-se. Com um relacionamento acontece o mesmo. Mas esse desgaste não significa que a situação seja irreversível.

 

“Crise dos 50″

Quando uma relação parece já não funcionar, o mais fácil é pensar que o problema é a pessoa com quem se está, e não a relação em si. Isto é particularmente comum por volta dos 50 anos, junto com a crença de que o caminho para encontrar a felicidade será uma relação com uma pessoa mais nova (às vezes muito mais nova).

 

Valerá a pena investir na “velha” relação?

2013-10-05 07.41.01

Uma ruptura traz sempre grande sofrimento, não só para os dois cônjugues mas também para as outras pessoas que são afectadas por ela. Por outro lado, se perante os problemas (mesmo que muito graves) a tua atitude é desistir ou virar as costas, o mais provável é que voltes a encontrar os mesmos problemas noutra relação futura. Nós somos seres de hábitos e quando os velhos padrões e atitudes não são trabalhados e mudados eles tendem a repetir-se no futuro. Por isso, é comum uma pessoa encontrar-se pela segunda ou terceira vez a viver o mesmo tipo de problemas… ainda que com uma pessoa diferente.

 

Muda a tua vida!

“Sei que nunca mais serei a mesma pessoa que era antes” é um dos comentários que por vezes oiço de clientes meus. Na verdade, Counselling é uma abordagem que tem como alvo ajudar-te a mudar a tua vida, treinando-te e apoiando-te ao longo de todo esse processo. “Mas… eu quero que alguém mude a minha vida?” podes perguntar. Counselling não pretende mudar-te no sentido de te tornares uma pessoa diferente do que és, mas no de te ajudar a descobrir e desenvolver todo o teu potencial, adquirindo novas competências que te ajudem a lidar de forma mais eficaz (e menos dolorosa) com as tuas situações.

 

Que mudanças podemos conseguir?

A mudança é principalmente interior, através de uma atitude mais positiva e de um fortalecimento mental e emocional, que aumentará a tua capacidade de lidar com situações difíceis sem desabares. A capacidade de identificar e usufruir das pequenas coisas, vai ajudar-te a perceber as áreas positivas do teu parceiro e a incentivá-las, facilitando o desenvolvimento de uma relação mais satisfatória para ambos. Uma distinção mais clara e positiva entre o que “precisas” e o que “desejas”, ajuda-te a encontrares o equilíbrio interior, a paz, a felicidade, sem para isso dependeres das atitudes do outro, reduzindo a tua frustração e também as atitudes de cobranças e exigências, que são das mais corrosivas num relacionamento, aumentando a tua capacidade de agires para alcançares o que desejas, em vez de simplesmente ficares à mercê de expectativas. A capacidade de teres uma atitude positiva e não negativa perante situações difíceis, que leve à resolução do problema e não ao seu agravamento. E, sem dúvida, a capacidade de lidares com atitudes erradas ou abusivas, de forma positiva e eficaz, aprendendo a não as permitir e avaliando e reduzindo os riscos que poderás correr.

 

É possível uma nova relação…? Sem dúvida! Quando desenvolvem formas de se relacionar mais positivas e éticas deixa de haver espaço para a “agressão” constante, o desgaste, o estar à defesa, … o teu parceiro deixa de ser o teu rival ou o teu inimigo e torna-se realmente o teu companheiro.

 

Seja qual for a situação em que te encontres, a tua vida pode mudar! Counselling é a abordagem que te pode ajudar a alcançar essa mudança, através de um processo focado, conciso e num curto período de tempo.

 

No próximo artigo vou falar acerca de como funciona todo este processo de reconstrução de uma relação. Continua atento!

Deixa-nós uma resposta...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>