+351 914 971 340 (Chamada para rede móvel nacional) info@lisboacounselling.com

Para manteres a tua eficácia ao longo dos anos, precisas de optimizar a gestão do teu cérebro. Isso implica também mantê-lo em boa forma.

O bem-estar e eficácia não são desenvolvidos nas condições ideias, que nunca existem, mas na realidade em que estás e com os recursos que tens. Se a tua vida é muito intensa, as ferramentas precisam de ser focadas e eficazes, mesmo se usadas em momentos muito curtos. São pequenas mudanças, pequenas estratégias que vais colocando a uso e que vão aumentar o teu bem-estar e permitir-te usar outras ferramentas e estratégias para alcançares os alvos que desejas.

Deixo-te algumas ideias práticas que podes começar a implementar.

  1. Simplifica

Começa a reduzir o modo multitask. Rapidez não é eficácia; pelo contrário, aumenta o desgaste e, com o tempo, vai reduzindo a performance.

Simplifica os teus espaços físicos; elimina o que não precisas; evita ter à tua volta espaço atulhado.

Simplifica tarefas de rotina, ou até mesmo elimina algumas delas.

Simplificar, permite-te reduzir o cansaço e o tempo necessário para fazeres o que precisas.

  1. Desatulha a tua mente

A mente atulhada, consome mais energia e produz mais hormonas negativas, reduzindo o teu bem-estar e performance.

Percebe que não tens de saber tudo, de ver todas as notícias, de consumir todos os posts, mensagens, etc, que estão disponíveis. Seleciona e reduz os conteúdos que vês ou ouves.

Não te boicotes – mantém-te no positivo, em vez de deambulares por tudo o que é negativo; o teu cérebro está a processar toda essa informação e a ser negativamente impactado por ela.

  1. Recarrega baterias regularmente

Ao longo do dia, cria pequenas pausas em que desligas a mente do trabalho e apenas usufruis daquele momento. Nessas pausas, não uses o telemóvel, redes sociais, etc (que vão consumir mais energia mental), mas faz algo físico, como ir beber um copo de água, caminhar uns minutos mesmo no interior, fazer um pouco de mobilização da cervical ou alongamento das mãos, se trabalhas no computador. São breves momentos em que estás a usar o corpo para descansar a mente.

Usa os momentos em que não estás a trabalhar, por exemplo nas deslocações e nas refeições, para desligares a mente e ficares apenas no momento presente. Observa o que te rodeia, saboreia a comida, ouve música; vai encontrando ferramentas que te ajudem a reduzir a pressão.

Usa algumas das rotinas domésticas para promoveres o teu descanso mental e emocional. Em vez de teres a televisão ligada a tempo inteiro, por exemplo, cria momentos de silêncio, de descanso.

  1. Usa a natureza

Procura passar mais tempo em contacto com a natureza. Em vez de centros comerciais ou locais interiores cheios de gente e ruído, opta por fazer algo ao ar livre, como uma caminhada ou estar com amigos numa esplanada.

Mesmo dentro de casa, podes optar por ter algumas plantas para cuidares, comer alimentos mais saudáveis, mais crus, ou desenvolver hobbies que usem materiais mais naturais.

  1. Neuroprogramação

Para conseguires mudança sustentável a longo prazo, precisas de implementar os novos hábitos como novos programas mentais, novos percursos que o teu cérebro faz para lidar com as mesmas velhas situações. Para isso, planeia as pequenas mudanças, uma de cada vez, e continua a repetir de forma consistente. Ao longo das semanas elas irão se tornando novos padrões, novos programas.

Se desejas ter ajuda para criares um estilo de vida mais eficaz e saudável, contacta-nos!