+351 914 971 340 (Chamada para rede móvel nacional) info@lisboacounselling.com

face-4 (1)

Muitas pessoas seriam incapazes de estudar à distância, por exemplo. Podem começar com boas intenções e determinação mas, passado algum tempo, vão esmorecendo e acabam por desistir.

Será que num serviço de ajuda à distância não se corre o mesmo risco? Não será muito mais provável a pessoa esquecer-se das sessões, ficar desmotivada, não fazer o trabalho necessário?

Sem dúvida, há algumas pessoas com quem isso acontece. Pessoas que me procuram para eu resolver o problema delas, tentando largar o problema nas minhas mãos e vir buscá-lo só quando estiver resolvido. Mas isso acontece tanto no serviço à distância como nas sessões presenciais. Em https://lisboacounselling.com/biblioteca/#a6  podes encontrar alguns artigos acerca da forma de abordagem do Counselling, do papel do cliente e da importância do trabalho de equipa counsellor / cliente.

 

Motivação

As sessões online são marcadas da mesma forma que as outras, com um horário definido e em que estamos ambos online, eu e o meu cliente. Não é mais provável esquecer ou deixar passar uma sessão online do que uma presencial. Por outro lado, a motivação é bastante trabalhada mas com base nos resultados que já alcançámos, na mudança que já conseguimos implementar. É essa mudança, esse decrescer do poder do problema, esse tirar o peso que tinha nos ombros e aprender a usufruir da vida, que vai desenvolver a motivação e o desejo suficiente para ver o resto do problema ultrapassado.

 

Que tipo de problemas podem ser tratados online?

Praticamente todos os problemas abordados por Counselling. Desde situações emocionais, como depressão e stress, situações de ruptura, como burnout ou ataques de pânico, até problemas a nível de relacionamentos, comunicação, conflitos ou mesmo desenvolvimento pessoal. A terapia com mais do que uma pessoa, por exemplo terapia familiar ou terapia de casal, também funcionam à distância sem qualquer prejuízo de eficácia ou mesmo da privacidade de cada um.

 

Em que situações não se usa o serviço online?

Pode não ser tão fácil de usar com crianças muito pequenas em que ainda não há a estabilidade necessária para manter uma conversa à distância. No entanto, eu não costumo trabalhar directamente com as crianças. Em problemas de birras, medos, oposição, agressividade, desordens de sono e alimentação, ou mesmo insucesso escolar, hiperactividade ou déficit de concentração, eu prefiro trabalhar através dos pais, treinando nestes as competências necessárias e desenvolvendo com eles a estratégia para resolver esses problemas. Trabalhando através do adulto, que tem não só a maturidade como a motivação para resolver o problema, conseguimos resolvê-lo com mais eficácia e em menos tempo do que trabalhando com a criança.

Pessoas que não acreditam neste tipo de serviço também podem ter mais dificuldade em fazer as sessões à distância. No entanto, faz parte do meu trabalho inicial, ajudar os meus clientes a alcançar pequenos objectivos (que normalmente eles consideravam impossíveis) que vão não só trabalhar a motivação para alcançar o resto como ajudar a eliminar mitos e crenças pessimistas que em nada ajudam na resolução do problema.

 

Como funciona?

O Counselling online funciona da mesma forma que as sessões presenciais. Nós marcamos um horário em que ambos vamos estar online. Na hora de iniciar a sessão eu ligo (através de net ou telefone, conforme tiver sido combinado) e a sessão decorre, com a análise do trabalho já feito, objectivos alcançados e planeamento do trabalho a fazer na semana seguinte, das mudanças a fazer para alcançar os próximos objectivos. A duração das sessões também é igual às presenciais, de 30 minutos, um trabalho curto, dirigido e focado, investindo não no desabafo mas em desenvolver uma atitude activa e eficaz que leve à resolução do problema.

 

Counselling não existe para te ajudar a perceber como és coitado/a, mas para te ajudar a deixares de o ser. Seja qual for a situação em que estás, a tua vida pode mudar radicalmente!