+351 914 971 340 (Chamada para rede móvel nacional) info@lisboacounselling.com

No mundo cristão, há por vezes uma tendência para espiritualizar todas as coisas, de tal maneira que se pode esquecer que ainda estamos a viver neste mundo, com todas as implicações que isso tem.

 

Slide1

 

Como já vimos nos anteriores artigos desta série, a depressão é algo real e que pode atingir qualquer pessoa. Ela não precisa de uma razão específica para se “instalar” (nem pede licença para o fazer!) e, não sendo algo racional, não pode ser ultrapassada apenas através da razão.

 

Mas… depressão não mostra falta de fé?

Em algumas comunidades cristãs, a pressão, em relação a estes distúrbios que não é suposto um crente ter, é enorme. Muitos líderes religiosos dizem abertamente que “um crente não tem depressão”, que “depressão é falta de fé”, etc. Este peso que é colocado sobre a pessoa, torna a depressão muito mais dolorosa, a solidão muito maior  — muitos crentes (mesmo em posições de liderança) estão debaixo de sérias depressões e não se atrevem a falar nisso por acharem que é errado. A maioria destas pessoas não percebe ou não reconhece que está a precisar de ajuda. Assim, fica completamente isolado, como se fosse um impuro. Este isolamento, falta de apoio e crença de estar a viver uma situação errada, aumenta muito tanto a gravidade da depressão, como a dificuldade de sair dela.

 

Privilégio vs responsabilidade

Fazer parte da família de Deus, ter a certeza do Seu apoio e cuidado, é um enorme privilégio. E sem dúvida que a área espiritual é um “recurso” valioso quando trabalhamos com problemas graves. Muitos autores de Counselling defendem que a área espiritual faz parte integrante de todo o ser humano e que, sempre que o nosso cliente o deseje e o counsellor se sinta confortável nessa área, deve ser abordada e tratada.

Pessoalmente, eu creio que o uso da Palavra nos ajuda não só a alcançar uma maior profundidade mas também uma resolução mais completa de problemas que sejam particularmente difíceis, como depressão, traumas do passado, conflitos graves, perdão, etc. No entanto, a Palavra não pode, de forma nenhuma, ser imposta ou manipulada, nem mesmo em relação a pessoas que se confessem cristãs.

 

Slide2

 

Pavio que fumega

Deus diz que Ele não apaga o pavio que fumega, nem esmaga a cana rachada. A Bíblia é bem clara acerca de como devemos lidar com os mais “fracos”. Mesmo que a depressão fosse um sinal de fraqueza ou de falta de fé, o nosso papel nunca seria aumentar o fardo que já está nos ombros dessa pessoa. As palavras de Jesus, o Senhor do jugo suave e do fardo leve, não nos dão espaço nem para julgarmos o nosso irmão nem para o maltratarmos. Aliás, Ele dizia palavras bem duras àqueles que, por se considerarem mais “puros”, julgavam e pressionavam os outros, com cargas e culpas que nunca estiveram na mente de Deus.

 

Suicídio

Mesmo na Igreja há suicídios. E isso choca-me profundamente. Não por achar que esse irmão/ã tenha sido especialmente fraco, mas por me aperceber da enorme solidão e isolamento em que ele esteve para tentar esconder essa sua “fraqueza”, ou da pressão, por vezes aberta e cruel, que ele teve que enfrentar dentro da sua comunidade “cristã”.

Onde está o amor que deve ser a nossa marca? Onde está a consciência de que tu, que (pensas que) estás de pé, também podes cair, e em buracos bem mais profundos do que a depressão?

 

Não, depressão não é falta de fé!!! E em lugar nenhum da Bíblia eu encontro qualquer indicação de que se deva ter esse tipo de crueldade para com um irmão que esteja “mais fraco”.

 

A depressão é algo real e pode ser devastadora. Se pensas que podes estar a sofrer de depressão ou conheces um irmão que o esteja, deves procurar ajuda. No LisboaCounselling encontras ajuda especializada e podes, se o desejares, fazer uma abordagem bíblica tanto do problema como das estratégias de saída e resolução.

Depressão não é pecado! Mas sair ela é um processo, um percurso. Está nas tuas mãos dar o primeiro passo. Contacta-nos!