+351 914 971 340 (Chamada para rede móvel nacional) info@lisboacounselling.com

Não investimos em destruir o que não queremos, mas em construir o que queremos; não em destruir o problema, mas em construir a solução.

 

A maioria das pessoas que me procura, traz até mim a “dor”, seja ela qual for, e da qual quer sair. O foco normalmente está muito no problema. A nossa sociedade psicologizada procura analisar o problema, percebê-lo e às suas causas. O instinto das pessoas, leva-as a desejarem livrar-se do seu problema. Contudo, o foco ainda continua a ser este. Tudo parece girar em volta do problema.

 

Testemunho

“A única coisa que eu queria era o alívio, o ser capaz de viver sem o medo constante de ter outro ataque de pânico. Rapidamente alcancei esse ponto e aí percebi que há todo um universo para além disso… a minha vida agora é incrivelmente mais do que era. O meu alvo, que era tão pequeno como livrar-me da dor, passou a ser o viver a plenitude.”

 

Substituição 

O natural é pensarmos no que não queremos, no ponto de dor de onde queremos sair. Mas é mais eficaz se, em vez disso, focarmos no que queremos. Precisamos de substituir o que não queremos por algo. Não resulta deixar um “espaço” vazio. Ele provavelmente irá encher com algo que não queremos. Então, vamos escolher de forma consciente e intencional, o que queremos colocar nesse espaço. Vamos ver alguns exemplos de problemas comuns.

 

Depressão – O alvo da pessoa deprimida é sair daquela angústia permanente. Mas isso não funciona. Em vez da tristeza e angústia, a pessoa vai sentir o quê? Continua a cair na angústia. Então, a pessoa precisa de treinar a encontrar e recuperar as coisas positivas que perdeu, começando com passos muito pequenos e simples, desenvolvendo a capacidade de usufruir das pequenas coisas, recuperando as sensações agradáveis. Com essa base estabelecida, podemos então avançar para passos mais profundos e complexos.

 

Ansiedade – Aqui o foco também não pode ser sair da ansiedade (se já tentaste, certamente já percebeste que isso não funciona!). Então pensemos em construir o que queremos em vez dessa ansiedade. Uma das estratégias que usamos, é o desenvolvimento da capacidade de estar tranquilo, mesmo que por breves momentos. Estas pequenas pausas na ansiedade, vão permitir que a mente descanse um pouco e recarregue baterias. Para além disso, quando uma pessoa que não conseguia controlar a sua ansiedade, verifica que consegue criar tranquilidade dentro de si, ela encontra um novo ponto de motivação e uma maior capacidade para avançar para outros alvos.

 

Conflitos – A ideia não é “acabar” com o conflito, nem permanecer naquele mindframe de que o outro é que tem que mudar. O que podemos criar em vez do conflito? Por exemplo, aprender ferramentas e competências para conseguirem falar sem gritar nem se ofender; desenvolverem a capacidade de falar de forma educada e positiva. Aí, usando as novas capacidades de comunicação positiva, já podem ser abordados e resolvidos os temas de conflito. No LisboaCounselling não fazemos mediação de conflitos nem ficamos como árbitro entre as partes envolvidas. Pelo contrário, treinamos em cada um as competências para conseguirem lidar, eles próprios, com a sua situação e tomar as decisões que forem necessárias.

 

Em cada situação, mais do que tentar perceber o problema, eu procuro entender o que o cliente deseja em vez dessa situação. Se ele pudesse ter o seu problema resolvido de repente, como seria a sua vida. Então é com essa visão na nossa mente, olhando para a frente e não para trás, que nós avançamos. Mesmo em problemas muito graves ou situações clínicas, a minha abordagem sempre procura identificar os aspetos práticos daquilo que o cliente quer, o seu bem-estar, as características específicas de como quer construir a sua vida sem o problema. O trabalho é sempre passo a passo, criando pequenos alicerces estáveis, em cima dos quais podemos continuar a construir para alcançar os alvos desejados. E com este trabalho de reconstrução de vida, não focado no problema, os primeiros resultados são quase imediatos e a resolução do problema é feita num período de tempo muito curto.  

 

No LisboaCounselling aprendes a identificar o que queres, em vez de continuares estagnado na situação em que estás, e a desenvolver as competências e estratégias para alcançares o teu alvo.