+351 914 971 340 (Chamada para rede móvel nacional) info@lisboacounselling.com

Counselling é considerado uma terapia de curta duração. Não acontece ficarmos a trabalhar com um cliente ao longo de anos e raramente um antigo cliente volta a procurar-nos. Isto porque ele aprende não só a resolver aquele seu problema específico, mas desenvolve também uma capacidade muito maior de lidar com os problemas que lhe surjam no futuro.

 

Novo estilo de vida

As ferramentas que vão levar à mudança são colocadas em prática na vida real do cliente, ao longo do dia, em casa, no trabalho, nas situações que ele estiver a viver. O “tratamento” não é feito na sessão, mas desenvolvido nos dias entre as sessões. É como um trabalho a tempo inteiro em que, de uma maneira muito informal, o cliente vai colocando em prática novas formas de agir, de pensar, de reagir, de sentir. Isso faz com que se comece a ver resultados muito depressa, normalmente na primeira semana, e com que o problema seja resolvido num período de tempo muito mais curto do que nas abordagens tradicionais. Normalmente, mesmo em situações clínicas, o problema é resolvido em alguns meses. Não é um “milagre”, nem qualquer tipo de truque, mas trabalho e maior habilidade do cliente. Ele aprende a resolver o seu problema. Na realidade, o cliente incorpora estas ferramentas como um novo estilo de vida.

 

Como um atleta de alta competição

Posso comparar o meu trabalho ao treino de um atleta de alta competição. As provas são duras, tal como na vida real enfrentamos problemas, às vezes muito graves. Então, vamos desenvolver ferramentas para lidar com a dureza das provas.

Eu não tiro o problema dos meus clientes, não tenho poder para isso. Mas ajudo-os a caminhar através das suas realidades difíceis, mudando essas realidades, desenvolvendo a capacidade para as enfrentar, influenciar e mesmo aprender com elas. Eu desenvolvo no meu cliente não só os skills para resolver o seu problema específico, mas também o foco e determinação necessários para continuar a fazer isso a longo prazo. No fundo, o que acontece é um empoderamento do próprio cliente.

 

Adaptabilidade

Ao contrário da psicoterapia, em counselling não é suposto seguirmos uma “escola”, uma linha de ação. O plano é desenhado para cada cliente e vai sendo ajustado e adaptado ao longo do percurso. Vamos percebendo o que ele consegue, o que melhor funciona com ele, como podemos tornar as ferramentas mais eficazes para ele. Toda a estratégia é adaptada e definida à medida do cliente e ao longo do percurso. O que significa que uma estratégia usada para um, pode ser bastante diferente da usada para outro.

E quando o cliente não consegue fazer as “tarefas” que é suposto ou alcançar os resultados desejados? Aí, é meu papel desenvolver ferramentas que o ajudem a desbloquear essa fase.

 

Autonomia

Todo este trabalho de treinar o nosso cliente a ser “resolvedor” do seu problema, já vai desenvolver bastante a sua autonomia. Mas à medida que avançamos na resolução, ele vai também tendo mais facilidade em identificar o que conseguiu, as pequenas vitórias e perceber como conseguiu fazer isso. Ele participa no planeamento para manter essas vitórias, esse terreno conquistado, e para ir consolidando toda a mudança que alcança.

Aprende a identificar triggers, factores ou situações que vão desencadear nele o estado negativo, e a desligá-los. Aprende a desativar os seus velhos programas mentais, padrões que levam, por exemplo a ira, ou ansiedade, ou depressão, e a substituí-los por novos “programas”, formas mais equilibradas, positivas e eficazes de lidar com as suas situações e desafios.

Ele aprende também a identificar e gerir possíveis riscos. Deixa de viver à mercê do problema, dos outros, do que lhe possa acontecer, e desenvolve a consciência e capacidade de escolher como quer reagir às situações e desafios.

 

Paradoxo?

Pode parecer um paradoxo ou contrassenso, por um lado eu passar ao cliente informação teórica bastante específica e, por outro, encorajar uma prática muito leve e informal. Mas as tarefas só são vistas como tal no início, enquanto estão a ser treinadas. Depois, à medida que vão ajudando a aumentar o bem-estar e a reduzir todos os aspetos negativos, à medida que vão trazendo “lucro” real à vida do cliente, vão começando a ser integradas como parte das suas rotinas habituais, pequenas coisas que ele vai passar a fazer para o resto da sua vida.

 

A mudança na tua situação ou na forma como lidas com ela, é possível. Na LisboaCounselling, podes começar a ver essas mudanças a partir das primeiras semanas de terapia.

Na primeira sessão, podes perceber que tipo de mudanças poderemos conseguir e o percurso a fazer para as alcançarmos. E já vais começar a usar algumas das ferramentas que te ajudarão a alcançar o alvo que desejas.

Contacta-nos! Esse é o primeiro passo para começares a mudar a tua vida.