+351 914 971 340 (Chamada para rede móvel nacional) info@lisboacounselling.com
Mindfulness é, basicamente, a capacidade de estar no momento presente. Isto parece algo natural (afinal, não estamos sempre no momento presente?). Mas isso está bem longe de ser verdade. A nossa mente está quase a tempo inteiro a divagar, por memórias do passado, preocupações em relação ao futuro ou simples fantasias. Estes pensamentos, a maioria automáticos e inconscientes, têm efeitos bastante negativos em nós. Eles podem afetar o nosso bem-estar, a nossa saúde física e até tornar-se uma forma de escravidão – muitas vezes estamos amarrados a um pensamento que nos está a maltratar e não conseguimos libertar-nos dele. Mindfulness ajuda-nos a conseguir isso.

 

O Mindfulness ajuda a desenvolver a capacidade de manteres a tua mente totalmente focada, no espaço e no tempo em que estás, e com os recursos que tens. Este foco pode ser treinado e desenvolvido através da respiração ou dos sentidos: ficares a observar o que vês, os sons, os cheiros, o gosto dos alimentos ou o que sentes através da pele.

 

O Mindfulness tem de ser esotérico? Não!

Na LisboaCounselling, o trabalho que fazemos é totalmente baseado na realidade. E a nossa prática de Mindfulness também.

Apesar de Mindfulness ser uma prática muito antiga, hoje está na moda, a ser usado por muita gente e em muitas abordagens diferentes. Então, acho que é importante perceberes quais as características das diferentes abordagens, para poderes decidir qual te interessa.

  1. Baseado na realidade – Ao contrário das linhas mais zen, nós não usamos imaginações nem visualizações. Eu não levo os meus clientes a imaginarem nada, seja uma luz, a chama de uma vela, o sol nascente, o que for. Todas as nossas ferramentas são encontradas naquilo que nos rodeia e no momento em que estamos.

Tu precisas do teu bem-estar no dia a dia, nas tuas situações reais. Então, é aí que precisas de encontrar ferramentas para o desenvolveres. Nós não enfatizamos a prática no tempo perfeito, no lugar perfeito, na posição perfeita… porque depois vais lá para fora, para a vida real. E sais tão tranquilo, desacelerado, em paz, e chegas lá fora e és confrontado com a realidade, qua ainda não mudou.

Então, a nossa prática de Mindfulness, não é nas sessões mas na vida real. És tu quem vai desenvolver o teu bem-estar interior, nas situações em que estiveres. Aliás, é nas situações mais inesperadas, difíceis e desafiantes que precisas de ter ferramentas eficazes para lidares com elas, para as conseguires resolver em vez de seres esmagado por elas.

  1. Mantras – Ao contrário do Mindfulness esotérico, não usamos mantras. Estes são sons ou sílabas que vão sendo repetidos com determinados ritmos. Por um lado, os mantras ritmados e praticados em períodos de tempo relativamente longos, levam as pessoas a entrarem num estado de semi-transe ou semi-hipnose. Na nossa abordagem, pelo contrário, estimulamos uma consciência total, uma mente bem acordada, atenta e intencional.

Para além disso, os mantras são uma prática mística, espiritual, uma forma de se comunicar com entidades espirituais. Também aqui a nossa prática é bastante diferente. Se queremos entrar num ambiente de comunicação espiritual, esta deve ser intencional, consciente, sabendo o que estamos a dizer e com quem estamos a falar.

  1. Esvaziar da mente – Esta é outra grande diferença entre a nossa abordagem e a as abordagens esotéricas. Nós não praticamos o esvaziar da mente, o abstrair-se do que nos rodeia. Eu não quero a minha mente vazia, desatenta ou inconsciente do que lhe esteja a acontecer. A nossa prática é o oposto – é a atenção plena, no momento em que estamos, com o foco no que queremos, usufruindo disso e usando-o para recarregar as nossas baterias. A ideia do esvaziar da mente não tem nada a ver com as origens do Mindfulness e é mesmo uma contradição do nome da prática que, nesse caso, deveria chamar-se “Mind-emptiness”.

 

Mindfulness na LisboaCounselling

Como referido anteriormente, a nossa abordagem não é esotérica, mas sim neutra ou cristã.

Usamos 3 tipos de ferramentas de Mindfulness:

  • Informal – Focando nos sentidos, usufruindo das pequenas coisas, ao longo do dia. Por exemplo, o calor do sol, o som do canto dos pássaros, os cheiros, os sabores, etc.

Este exercício ajuda-nos restaurar o equilíbrio bioquímico / hormonal, sem recorrer a medicação.

  • Formal – Este é uma Meditação, que significa, simplesmente, estar imóvel durante uns momentos com o foco total em algo (sempre algo real, do aqui e agora). Há vários tipos de Meditações; nas mais básicas, podemos focar apenas na respiração ou num dos sentidos.

A Meditação ajuda-nos a desacelerar a nossa mente, a gerir os pensamentos e emoções, a reduzir a ansiedade, entre outras coisas.

  • Funcional – Aqui, usamos a ferramenta que estivermos a precisar no momento. Se estamos stressados, ansiosos, irritados, podemos usar a respiração, que nos ajuda a mudar o foco, a desacelerar e a sair do modo de impulso, colocando o nosso cérebro em condições de decidir e agir de forma racional. Ou, se estamos com os níveis de cortisol muito elevados, podemos passar uns momentos focando nos sentidos, de forma a começarmos a reduzir o cortisol e aumentar a serotonina, endorfina e outras hormonas positivas, que vão ajudar-nos a sentir e funcionar melhor. Isto significa que, nas situações difíceis ou imprevistas, numa crise ou problema grave, em vez de ficares bloqueado, desesperado, sem conseguir agir, consegues colocar o teu cérebro em condições de perceber, planear, decidir o que podes fazer, que recursos precisas,… Este tipo de abordagem, permite-te recuperar rapidamente a tua capacidade de raciocinar e funcionar para resolver o problema, com um mínimo de desgaste emocional, e no final teres ferramentas eficazes para recarregares baterias, para recuperar de todo o stress e pressão em que estiveste (em vez de teres uma ressaca emocional, como uma enxaqueca ou outro sintoma).

 

Autonomia

Uma das características de base de todo o trabalho que fazemos na LisboaCounselling, é a autonomia do cliente. A nossa abordagem de Mindfulness ajuda-te a, tu próprio, desenvolveres o teu bem-estar e a tua capacidade de decidir como queres agir ou mesmo de influenciar a situação, independentemente dos outros. Deixas de viver à mercê do que te acontece e desenvolves um estilo de vida mais realista e com menos expectativas, mais consciente de que, seja qual for a tua situação, tu podes escolher como queres lidar com ela. Deixas de ser vítima do que te acontece e tornas-te protagonista do desenrolar da tua vida.

Esta característica, de não precisares de um lugar ou ambiente especial, de não precisares de uma voz ou uma App que te dirija na prática, é que a torna tão útil. Ela deixa de ser uma prática e torna-se uma ferramenta, bem afinada, para usares sempre que quiseres ou precisares.

 

Se desejas treinar este tipo de Mindfulness e tornares-te autónomo no seu uso e gestão, contacta-nos. Num espaço de tempo bastante curto, podes tornar esta ferramenta num estilo de vida, aprendendo a usá-la para te ajudar a ultrapassar as dificuldades e desafios que enfrentas.