+351 914 971 340 (Chamada para rede móvel nacional) info@lisboacounselling.com

Counsellors e psicólogos praticantes de Mindfulness juntaram-se a neurocientistas em projetos de pesquisa dos seus benefícios. Isto, para além dos benefícios funcionais, da mudança que se podia observar na vida das pessoas, veio trazer informação científica acerca das mudanças que ocorrem no corpo e no cérebro, através da prática regular de Mindfulness. Verificou-se, por exemplo, que esta prática leva a um desenvolvimento significativo nas regiões do cérebro envolvidas em aprendizagem, memória, regulação de emoções, auto-regulação e análise de perspectiva.

 

Desacelerar

Este é o resultado mais imediato. Ao praticarmos o Mindfulness, desenvolvemos o aquietamento interior, o desacelerar da nossa respiração, ritmo cardíaco e ritmo das ondas cerebrais, essencial para tratar problemas como stress e ansiedade, ataques de pânico ou burnout. Este desacelerar não significa que a pessoa fica mais mole; pelo contrário, ela torna-se mais eficaz no que tem para fazer, mas com um estado interior muito mais tranquilo.

Para além disso, quando enfrentamos um problema ou imprevisto, este desacelerar dá-nos uma pequena pausa que nos permite desativar o modo de impulso e ativar o modo racional, reduzindo reações negativas e aumentando a nossa capacidade para resolver o problema.

 

Bioquímicos

A prática regular de Mindfulness reduz a produção de adrenalina e cortisol (que gerem as emoções negativas e pior funcionamento do cérebro) e aumenta a das hormonas mais positivas, como serotonina, endorfina, dopamina, ocitocina, etc, que geram emoções positivas e sensação de bem-estar e melhoram o nosso desempenho e destreza mental.

 

Criação de novos neurónios e conexões neuronais

Ao contrário do que se pensava há uns anos atrás, o nosso cérebro continua a desenvolver não só novas conexões, mas a criar novos neurónios em novas áreas que lhe sejam solicitadas. Então, esta prática, vai desenvolver no nosso cérebro as áreas ligadas ao bem-estar e bom funcionamento mental.

 

Facilitação da neuroprogramação

Ao percebermos como funciona, a nível neurológico, a formação e automatização de novos hábitos, podemos planear para desativar hábitos negativos e criar e implementar novas e mais positivas formas de pensar, sentir e agir. O Mindfulness é uma ferramenta fundamental nessa reprogramação do nosso cérebro.

 

Viver fora do piloto automático

O Mindfulness ajuda-nos a desenvolver um estilo de vida mais consciente e intencional; ajuda-nos a deixar de ter a nossa mente a tempo inteiro no piloto automático, a deambular sem se aperceber por temas que nos trazem imenso desgaste, emoções negativas e mesmo problemas psicossomáticos. Ajuda-nos a estar mais presentes, tanto no trabalho, nas tarefas que temos para fazer, como no descanso, que se torna por isso mais eficaz e restaurador. E aumenta a nossa capacidade de vivermos no momento presente e usufruirmos dele, em vez de desperdiçarmos grande parte da nossa vida a ruminar em coisas do passado ou em preocupações em relação ao futuro.

 

Outros benefícios da prática do mindfulness

  • Regulação das emoções – aumenta a habilidade tanto para controlar como para tirar informação das emoções, o que vai melhorar a relação que temos com nós próprios e com os outros.
  • Reduz os níveis de stress, ansiedade, depressão, etc.
  • Desenvolve o senso de calma e tranquilidade interior
  • Aumenta a capacidade de atenção e concentração – ao treinarmos o cérebro a concentrar-se numa tarefa específica mesmo no meio de distrações, vamos aumentar a capacidade de concentração
  • Melhora a capacidade de receber e processar informação
  • Melhora a memória, capacidade de planeamento e organização
  • Desenvolve a nossa capacidade de tomar decisões – alarga a nossa visão de possíveis opções, ajuda-nos a prever resultados de forma mais realista (não embaçados pela preocupação nem exagerados pelo entusiasmo) e a tomar decisões mais conscientes e positivas
  • Melhora a nossa performance
  • Ajuda a criar uma auto-imagem mais equilibrada e a desenvolver auto-aceitação
  • Melhora a qualidade do sono
  • Fortalece o nosso sistema imunitário – reduz a probabilidade de contrairmos algumas doenças, como a gripe, por exemplo, e aumenta muito a nossa capacidade de recuperarmos de doenças mais graves
  • Capacita-nos a lidar melhor com problemas e imprevistos
  • Aumenta a inteligência emocional
  • Aumenta a resiliência e a capacidade de ser feliz, na situação em que estivermos
  • Melhora o nosso relacionamento com os outros – aumenta empatia, controlo das emoções e capacidade de lidar de forma positiva com atitudes ou situações negativas
  • Ajuda a melhorar os skills de comunicação
  • Gestão de pensamento – ajuda-nos a conseguir sair de pensamentos, memórias, preocupações, que estão a escravizar-nos e a lidar melhor com esses temas

 

Mindfulness é uma ferramenta que tem muitos benefícios e que podemos modelar para os resultados específicos que desejamos. Na LisboaCounselling podes treinar a usar estas ferramentas de uma forma autónoma, desenvolvendo também a tua capacidade de auto-organização e auto-regulação.

 

Nós treinamos cada cliente a usar o Mindfulness de forma planeada e intencional, para o alvo que deseja alcançar.

O Mindfulness pode ajudar-te a mudar várias áreas da tua vida. Se desejas perceber como o podes usar na tua situação específica, contacta-nos.