Com problemas graves, não é muito eficaz atacá-los de frente ou com um foco único.

Na nossa abordagem, começamos por resolver áreas em volta do problema central, reduzindo o seu impacto e poder. Assim, fazemos um percurso de resolução menos doloroso, com menos risco e que acaba por ser mais rápido do que estando a embater a frio com um problema que não quer mudar.

Este tipo de abordagem também faz com que haja sempre mudança, resolução em várias áreas e temas. Dificilmente um cliente sai da LisboaCounselling sentindo que não conseguiu alcançar nada dos seus objetivos.

 

Mudanças pessoais

Com o nosso trabalho, há sempre uma grande mudança interior, a nível de saúde e bem-estar de cada um, uma melhor auto-consciência e auto-gestão. Há uma melhoria no funcionamento não só da mente mas do próprio corpo físico, que vai sendo colocado na melhor condição possível para engravidar, através de uma gestão de produção de hormonas mais equilibrada e de uma neuroprogramação, ajudando o cérebro a promover o alvo desejado, em vez de o sabotar.

É trabalhada a motivação saudável (em vez de desejo obsessivo), a perseverança leve, a determinação tranquila, a resiliência e força interior. Desenvolvemos também uma maior capacidade de fazer escolhas, de tomar decisões, de planear o que fazer para alcançar o alvo que deseja – a capacidade de transformar expectativas em desejos e de definir os passos para os alcançar.

 

Relação a dois

“Numa casa em que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”, diz o velho ditado. Na realidade, qualquer luta intensa que o casal esteja a enfrentar, vai provocar desgaste na relação, que acaba por levar a amargura silenciosa ou conflitos abertos, a maior distanciamento, perda de qualidade da intimidade, num percurso que, se não fizerem nada, vai continuar a piorar.

Para desenvolver bem-estar em cada um e facilitar uma gravidez que não quer acontecer, é fundamental trabalhar o relacionamento entre o casal, ajudando-os a tornar-se uma equipa de apoio mútuo.

Conquistar uma maior tranquilidade interior e capacidade para lidarem com outros problemas que estejam a enfrentar, para além de aumentar a capacidade de usufruírem da vida e de estarem juntos, vai ajudar o corpo a lidar com uma missão que lhe está a ser difícil.

 

Comunicação

A comunicação é um dos aspetos de base num casal. Nós ajudamos a criar mais espaço e liberdade para cada um se expressar.

  • Desenvolvemos skills de comunicação positiva que ajudam a clarificar a mensagem e a reduzir mal-entendidos.
  • Estratégias para não assumir que sabe o que o outro pensa ou deseja; uma maior disposição para se abrirem
  • Skills para conseguirem expressar-se sem magoar ou pressionar o outro
  • A consciência de que cada um tem um estilo de comunicação diferente do outro; desenvolvimento da capacidade de falar e entender mesmo numa “linguagem” diferente da sua

 

Relação com os outros

Tanto a família alargada como amigos, com boas intenções, podem começar a tornar-se um ponto de pressão e, na prática, estarem a dificultar ainda mais o problema.

Na LisboaCounselling podes aprender a definir limites mais saudáveis e a implementá-los sem ferir as outras pessoas; pelo contrário, desenvolvendo com elas uma relação melhor, mais profunda e mais gostosa. Com pressão, manipulação, “jogos” que existem na maioria das famílias, não pode desenvolver-se uma relação profunda e de confiança. No entanto, podes adquirir competências para começares a influenciar o estilo de comunicação mesmo na tua família alargada. Parte dessas ferramentas têm a ver com o conceito a que eu chamo “assertividade elegante”.

 

Garantimos gravidez?

Não é possível garantirmos isso. Não está nas nossas mãos.

Mas levamos a uma mudança profunda em cada um e no casal, a uma capacidade de estar bem e usufruir mais plenamente da vida… com ou sem filhos. Como já vimos nos artigos anteriores, este “abrir mão”, ao mesmo tempo que desenvolvemos estratégias específicas para cada casal, vai aumentar muito a probabilidade de engravidar.

 

Se gostarias de ter ajuda para engravidar ou em algum dos temas aqui abordados, contacta-nos.

Iremos ajudar-te a mudar a tua situação.