+351 914 971 340 (Chamada para rede móvel nacional) info@lisboacounselling.com

Será que slow living implica ter uma atitude zen, um aspeto estranho e viver alheado do mundo real?

 

“Eu tenho que continuar; não posso parar. A minha família depende de mim.”

À primeira vista, talvez penses que na tua situação atual, com todas as responsabilidades e compromissos que tens, essa ideia de desacelerar é impossível. Um estilo de vida meio hippie, sem preocupações nem compromissos, não será o que desejas para ti nem para a tua família.

Nós sempre tendemos para o exagero, para os extremos. Quando percebemos que precisamos de mudar, de sair de um extremo que está a ser muito negativo, tal como a pressão e aceleração constantes, a tendência natural é pensar que temos que ir para o extremo oposto, o nada fazer. Mas os extremos nunca são uma boa solução.

 

Piloto-automático

O nosso cérebro tende a viver em piloto-automático. Esse modo é eficaz, gasta muito menos energia. Mas restringe muito a nossa visão; mantém-nos num modo de preto ou branco, certo ou errado, tudo ou nada. Para criares mudança sustentável (em vez de correres para um outro extremo, numa moda ou tendência de pouco resultado e curta duração), precisas de sair do piloto-automático, desenvolver uma visão mais alargada que te permita identificar várias áreas e aspetos da mudança, sempre buscando desenvolver o equilíbrio.

 

Equilíbrio, como o desenvolver?

Slow living não é nada fazer e, muito menos, estar alheado da realidade. Pelo contrário, é um estilo de vida mais consciente, intencional e eficaz. Em vez de viveres numa correria louca, arrastado/a por todas as coisas que tens que fazer, exausto quase a tempo inteiro, aprendes a ser eficaz, mas de forma sustentável.

Este movimento não se baseia em ser lento, mas em buscar equilíbrio, propósito, significado. Desenvolves a capacidade de saborear a vida, aproveitar os momentos e usufruir daquilo que é importante. Crias uma maior conexão contigo próprio e com os outros. Vai havendo um resgate de valores e sabedorias.

A energia que antes era desperdiçada a lidar com as pressões, aceleração e excessos, passa a ser gerida de forma diferente. Passa a haver um foco maior na qualidade do que na quantidade. Crias um maior equilíbrio e paz interior sustentável a longo prazo, porque estás a reduzir o desgaste mental e emocional, que roubam a tua energia e te tornam menos eficaz. Isso significa sair do piloto automático e passar a viver de forma mais consciente e intencional; em vez de fazer tudo, no impulso, aprendes a escolher, a optar, a usufruir.

 

É possível desenvolver este estilo de vida tendo uma agenda atulhada?

O problema não é só a agenda atulhada, mas a mente atulhada, que leva a um pior funcionamento, desgaste e, muitas vezes, a entrar em ruptura.

Muitos pensam que este é um estilo de vida para uma elite que tenha recursos suficientes para se permitir desacelerar. Mas ele pode ser desenvolvido por qualquer pessoa ou família, em qualquer situação. Aliás, quanto mais difícil e desafiante for a situação em que te encontras, mais necessitas de um estilo de vida que te permita seres eficaz no que tens que fazer, mas também desenvolveres o teu bem-estar, paz interior e capacidade de seres feliz.

Na LisboaCounselling, nunca focamos na forma como deveria ser, no ambiente ideal, mas nos recursos que temos na nossa realidade e em como poderemos alcançar o máximo de benefício com esses mesmos recursos. Significa que eu não acho que haja um modelo de slow living no qual te devas encaixar, mas que é a tua situação atual que pode ir sendo moldada, passo a passo, criando novos hábitos e rotinas, eliminando excessos ou tóxicos, fazendo uma gestão mais intencional e positiva.

 

Quais os benefícios?

  • Promove a tua saúde e bem-estar
  • Menos stress e ansiedade
  • Melhora os relacionamentos
  • Maior produtividade
  • Experiências mais intensas; capacidade de usufruir da vida em vez de a deixar escapar
  • Melhores decisões, mais planeadas e fora do impulso e do piloto-automático
  • Mais sustentável – reduz os “custos”, o desgaste; permite continuar a funcionar bem durante mais tempo

 

 

Se gostarias de desenvolver um estilo de vida em que és eficaz no que fazes mas também consegues desacelerar e usufruir da vida, contacta-nos.