+351 914 971 340 (Chamada para rede móvel nacional) info@lisboacounselling.com

Teres o apoio de counselling quando estás a atravessar uma fase difícil, vai fazer toda a diferença, tanto para reduzir o desgaste desse processo como para criar melhores resultados a médio e longo prazo. Mesmo que não estejas a precisar de uma “terapia”, counselling pode ajudar-te a lidar com os aspetos práticos, a planeares e dares os passos nesse teu novo percurso.

O que vais fazer com as tuas emoções, é escolha tua.

Numa separação ou divórcio, sempre se passa por fortes emoções. Mas a gestão que se faz dessas emoções, varia bastante de pessoa para pessoa.

Podes usar a raiva, a dor, o ódio, como fonte de energia para mostrares que és capaz de “dar a volta por cima”. Ou, pelo contrário, podes “desistir”, permitir o proliferar de pensamentos e emoções negativos, como culpa, solidão, angústia, incapacidade de compreender ou aceitar.

Counselling ajuda-te a desenvolver e criar o equilíbrio. Treina em ti as competências necessárias para resolveres os vários detalhes, para lidares com essa situação e emoções, para curares a tua alma, num processo de reconstrução e não de auto-pressão para mostrares aos outros seja o que for. Ajudamos-te também a preparares-te para seguir em frente, sem repetires os mesmos velhos padrões, que te levarão às mesmas situações se não forem mudados.

A recuperação do teu bem-estar vai ajudar-te a gerir tudo o resto.

O primeiro passo é o trabalho dentro de ti, o fortalecimento dos teus músculos emocionais, a tua reestruturação mental e emocional, a cura interior; é a recuperação da capacidade de voltares a sentir-te vivo/a, de identificares recursos e ferramentas que podes usar para te ajudar a encontrar a paz e estabilidade interior.

Precisas de incorporar a noção de que o teu bem-estar não pode depender de outro ser humano, que é escolha tua e que o podes recuperar, seja o que for que os outros façam.

Alguns aspetos práticos precisam de ser geridos.

  • Organização pessoal – Num período em que parece que todas as peças saíram do seu lugar, é indispensável começar a criar alguma arrumação e senso de estabilidade.
  • Mindset positivo e pró-ativo – focando no que podes, no que consegues, no que queres construir, em vez de continuares preso ao que já não tens.
  • Gestão de tempo, de energia, de finanças, vai reduzir o desgaste e ajudar a dar passos mais estruturados.
  • Relação com os filhos – fortalecimento da relação, definir regras, limites, forma de funcionarem bem no novo conjunto.
  • Gestão da relação com família e amigos – através de competências de comunicação, podemos reduzir os aspetos negativos, sem prejudicar também essas relações.
  • Decisões – em counselling, podes aprender skills de tomada de decisão que te vão permitir tomar decisões mais informadas e conscientes, e não permitires que te forcem a tomar decisões precipitadas ou mesmo contra a tua vontade. E se necessário, podes ter o nosso apoio na implementação das decisões que tiveres tomado, passo a passo.

O perdão não tem nada a ver com justiça.

O ressentimento, a mágoa, a dor, mesmo quando justificados, são muito destrutivos. Significa que o mal que a outra pessoa te fez naquele momento, continua a ser eficaz ainda hoje, para te maltratar. Significa que continuas a pagar o preço do que alguém te fez… até quando? Só tu podes dizer o “Basta!”

A tua libertação interior, a recuperação total do teu bem-estar e da capacidade de voltares a ter uma vida plena, é alcançada através do perdão. Só quando conseguires perdoar, vais poder seguir em frente de forma saudável.

Counselling ajuda-te a entender o que é o perdão e a fazer esse percurso de auto-libertação, apoiando-te ao longo desse processo e ajudando-te a encontrar formas de ultrapassares os teus “impossíveis”.

O que significa “seguir em frente”?

Divórcio não significa que a tua vida acabou. Mas não tens de saltar para o extremo oposto, criando uma vida totalmente desregrada para usufruíres da tua liberdade. Os extremos dificilmente te trarão a satisfação que desejas.

É preciso decidires e reconstruíres o que queres que a tua vida seja a partir daí. Mas antes de iniciares novos caminhos ou tomares grandes decisões, é importante desenvolveres a capacidade de estares bem contigo próprio.

As tuas escolhas, ou mesmo uma nova relação, devem ser porque “desejas” e não porque “precisas”.

Se desejas entender como te podemos ajudar a lidar com uma fase difícil na tua vida, contacta-nos.