Como podes mudar emoções usando o corpo?
As nossas emoções são influenciadas pelos nossos pensamentos, pela forma como vemos ou interpretamos as nossas situações, mas também pelas nossas sensações físicas.
Por exemplo, quando o tempo está mais escuro, mais frio e húmido, podes sentir-te mais triste. Ou quando te sentes cansado, com calor, acelerado, podes ficar irritado com mais facilidade. As sensações físicas (visão do tempo escuro, sensação do frio, do calor, do cansaço), podem desencadear determinadas emoções.
Fazer o caminho inverso é mais eficaz
Em counselling, não investimos tanto em “eliminar” o problema, mas em fazer o caminho inverso. Fazer braço de ferro com um problema, só vai fortalecê-lo e agravá-lo. Em vez de pensares “não posso ficar tão ansioso”, podes aprender a inverter esse percurso, a perceber e gerar o que queres sentir em vez da emoção negativa.
Ouve o que o teu corpo te diz
Quando te sentes mal, emocionalmente, observa que partes do teu corpo estão desconfortáveis, onde se estão a manifestar as sensações do problema. Há sempre sensações físicas. Elas funcionam como sinais de alerta de que algo não está bem, mas também podem ser usadas como portas de entrada para a resolução do problema.
Então, começa a agir para mudar o sintoma. Por exemplo, se a ansiedade te faz ficar com o pescoço muito tenso, procura amaciá-lo, faz um pouco de mobilização, rotação muito lenta da cabeça, alongamento suave dos músculos, auto-massagem nessa zona. Ao reduzires o desconforto físico, estás também a reduzir a intensidade da emoção.
Planeia a tua resposta diferente
Percebe os triggers, o que provoca ou a agrava a emoção negativa e planeia uma resposta física e emocional diferente. Por exemplo, se quando te contrariam ficas irritado e mais acelerado, procura fazer algumas respirações mais lentas, encosta a mão numa superfície fria, que vai baixar a aceleração e ajudar a reduzir o impulso. Ou se não gostas de dias escuros e chuvosos, usa um cachecol mais quentinho e confortável, identifica algumas características que gostas nesse tempo, como o cheiro das castanhas assadas ou as ruas com as luzes acesas.
Quando gastas tempo no agradável, o teu corpo está a produzir mais hormonas boas, que te ajudarão a sentir melhor e com menos emoções negativas. O que estás a fazer não é “eliminar” o problema, mas sabotá-lo até ele desaparecer.
Reprogramação das novas emoções
Para automatizares um novo hábito, ou novas formas de sentir e de gerir as emoções, precisas de repetir a nova resposta que planeaste, de forma consistente. É como um trilho no meio de um monte. Se as pessoas deixarem de usar esse trilho e começarem a caminhar mais ao lado, passado algum tempo, o novo percurso tornou-se um trilho bem visível; e no velho trilho, começaram a crescer ervas e ele vai desaparecendo.
A mudança de padrões mentais precisa de ser intencional, planeada e implementada com perseverança, até o novo padrão estar automatizado.
Se desejas ajuda para mudar algum padrão na tua vida, contacta-nos. Iremos ajudar-te a perceber como o podes conseguir e dar-te as ferramentas e competências para isso.