+351 914 971 340 (Chamada para rede móvel nacional) info@lisboacounselling.com

Também acreditas que não podes dar-te ao luxo de desacelerar, de promover o teu bem-estar?

Para grande parte das pessoas “ativas”, esse é o problema; bem gostariam de melhorar o seu bem-estar, de reduzir o cansaço, as pressões, mas acham que não podem, que têm de continuar a funcionar nesse registo. O paradoxo é que, quando promoves o teu bem-estar em sintonia com a eficácia, acabas por ter uma melhor performance do que quando trabalhas apenas na pressão.

Não precisas de muito “tempo” para aumentares o bem-estar.

Muito mais do que tempo, o bem-estar está ligado a um mindset diferente. Não é apenas parar e fazer coisas agradáveis, como fins de semana ou férias espetaculares. Pelo contrário, ele precisa de ser promovido e implementado no teu dia a dia, em todas as áreas da tua vida. É um processo, um passo a passo, em que vais ganhando terreno ao modo de desgaste em que vives, substituindo-o por um modo mais eficaz, com melhor performance mas, ao mesmo tempo, mais saudável e agradável.

Há crenças, que talvez precises de repensar.

  1. Não podes desacelerar; tens de continuar o mesmo ritmo. A tua família, a tua sobrevivência financeira, dependem disso.

Mas trabalhando num ritmo tão intenso, o risco de vires a entrar em burnout é muito grande. Para além disso, o teu funcionamento mental vai piorando, tens maior dificuldade de concentração, erros ou falhas, necessitas de mais tempo para fazeres trabalhos que antes fluíam melhor.

  1. Sempre funcionaste dessa maneira e sempre resultou.

Dantes as máquinas, os carros, também consumiam muito mais energia e funcionavam.

Hoje percebe-se a importância crucial de aumentar a eficácia e reduzir o consumo de energia… não só nas máquinas, mas também em nós, humanos.

  1. Tens de pensar nos outros.

Nos aviões, dizem: “Em caso de emergência, põe a tua própria máscara de oxigénio antes de ajudares os outros.”

Se não o fizeres, se não cuidares do teu bem-estar, podes vir a deixar de ter capacidade de cuidar dos outros e, pior, podes vir a precisar que eles cuidem de ti, podes vir a tornar-te um peso para eles.

Bem-estar não é preguiça, mas responsabilidade. O foco não é “fazeres” menos, produzires menos, mas fazeres uma gestão mental diferente.

Cria o mindset de um atleta.
O desgaste é criado principalmente pelo nosso mindset. Os fardos são mais pesados quando os vemos como tal.

Achas que durante a maratona, os atletas estão focados em como é difícil? Certamente que não! Eles estão focados em conseguir. A maratona é difícil mas, se eles focam nisso, param logo nos primeiros quilómetros.

Podes treinar a usar nas várias áreas da tua vida, a visão e mindset de um atleta.

O tempo de transição, pode ser o mais assustador.

Talvez tenhas vontade de estar nesse modo de vida que vês em algumas pessoas, mais tranquilo, mas que parece estranhamente bem-sucedido. Mas largar o modo como fazes as coisas, para começares algo de totalmente novo, parece demasiado arriscado. E se não resulta contigo? E como vai ser o tempo em que começas a desacelerar? Arriscas a ser despedido? A ser ultrapassado pelos outros?

Abordagem de baixo risco

Em todo o tipo de situações, counselling sempre usa uma abordagem de baixo risco. Não há um tempo em que as coisas pioram para depois então começarem a melhorar. Não tens de passar por uma “terra de ninguém”, não tens de largar a tua bóia para ires à procura de algo firme. Não tens de mudar de direção de repente, de largar o teu modo de fazer e esperar que isso resulte.

Pelo contrário, a nossa abordagem é um processo, passo a passo, implementando pequenas competências e ferramentas, criando melhoria logo desde o início. Na prática, nós criamos antes de retirar; nós vamos criando o novo modo, o novo estilo de vida, que vai substituindo o velho, em áreas que a pessoa vai naturalmente largando, à medida que deixam de fazer sentido.

Dessa forma, também o bem-estar, o gosto pela vida, o não viver exausto quase a tempo inteiro, podem ser desenvolvidos mesmo quando não tens tempo para isso. Pequenas estratégias planeadas especificamente para ti e a tua realidade, vão começar a promover o alívio, a aumentar a tua capacidade de auto-regulação, permitindo-te começar a criar um novo estilo de vida, mais saudável, gostoso e com melhor performance.

A história da Joana

A Joana procurou-me cerca de um ano depois de lhe terem dado o meu contacto. Sentia que precisava de ajuda para se organizar, mas não tinha tempo para isso. Gostaria de poder tirar algum tempo para descansar, mas não podia.

O que fazer com alguém que precisa de descansar, que está terrivelmente próximo de entrar em burnout, mas que não pode tirar tempo para isso?

Começámos por trabalhar o conceito de descanso com qualidade, em vez de em quantidade. Ela percebeu que, como não tinha tempo, tinha de investir na eficácia do descanso. Implementámos períodos de descanso muito pequenos ou mesmo minúsculos, ao longo do dia – pausas de cinco ou dez minutos, em que usava estratégias específicas para descansar a mente e descomprimir as emoções, e paragens minúsculas de um ou dois minutos, para desacelerar, sair do piloto automático, fechar “separadores” na sua mente.

Como resultado, a sua concentração e fluidez mental foi melhorando; começou a trabalhar com mais qualidade e a demorar menos tempo. Algumas semanas depois de termos começado as nossas sessões, a Joana comenta:

“Estou a fazer tudo o que fazia antes, a conseguir descansar (que antes não conseguia) e muitas vezes tenho a sensação de que ainda me sobra tempo.”

Counselling pode ajudar-te a criar um caminho de mudança onde talvez te pareça impossível.