+351 914 971 340 (Chamada para rede móvel nacional) info@lisboacounselling.com

O que podes fazer para evitares entrar em burnout?

 

O descanso, para ser sustentável a longo prazo, tem de ser intencional e eficaz; não pode ser algo de que usufruis de vez em quando, como umas férias óptimas, mas um estilo de vida, num continuum em que vais recarregando baterias diariamente. Porque podes parar, fazer algo que te dê prazer e ajude a descomprimir um pouco, mas a sensação de exaustão sempre volta. Apenas parar, mesmo que nuns momentos magníficos, não basta para inverter um percurso de burnout.

 

Os sintomas de burnout são normais, toda a gente os tem de vez em quando, mas não devem ser desvalorizados. Descansar com qualidade, é importante para qualquer pessoa. Não esperes até entrares em ruptura ou teres um diagnóstico, para então tentares recuperar.

Recentemente publiquei alguns artigos sobre burnout, onde encontras mais informação, como sintomas e tipos de tratamento. Podes encontrá-los no índice dos artigos no nosso site, em https://lisboacounselling.com/index/

 

É fundamental criares um caminho de saída

Não basta fazeres um “tratamento” para resolver o problema. Precisas de criar um percurso de bem-estar, em que consegues gastar menos energia, melhorar a performance e viver com mais qualidade.

 

Algumas ideias que podes começar a colocar em prática:

  • Faz pausas regulares, sem atividade mental – procura fazer algo físico, como uns breves minutos de alongamentos (espreguiça várias partes do corpo) ou mobilização do pescoço e ombros, beber um copo de água, fazer um chá, ir até à janela.
  • Procura ter algum tempo a sós, todos os dias, sem écrans – podes caminhar um pouco; observar o que te rodeia e usufruir disso; fazer atividades de auto-cuidado (como o duche, pôr creme no corpo, pentear o cabelo) muito lentas, desacelerando o corpo e a mente.
  • Pratica o silêncio. Tira alguns breves momentos, com regularidade, para deixares o teu cérebro sem estímulos artificiais e sem estar tão atulhado de pensamentos, apenas escutando os sons da natureza: a chuva, o vento, a água a correr ou as ondas, o canto de aves,…
  • Usa o descanso ativo, atividades que te permitem descansar a mente, como atividade física, artística ou hobbies.
  • Pratica o mindfulness – usa alguns momentos de respiração mais consciente, lenta e profunda, para desacelerares e limpares tóxicos; foca no momento presente, usufrui do que podes observar com os sentidos, sente prazer nas pequenas coisas; isso vai ajudar-te a produzires mais hormonas boas, fundamentais para o bom funcionamento do teu cérebro e redução da ansiedade.
  • Organiza a tua agenda – vê o que podes simplificar ou reduzir; elimina o que não for necessário ou importante. Vivemos numa época de excessos, em que é preciso selecionar e eliminar; não tentes fazer tudo a que podes ter acesso.
  • Depois de algo difícil, stressante ou cansativo, tira sempre um tempo para fazeres algo tranquilo e agradável, que te ajude a limpar o cansaço e o cortisol e a restabelecer o teu equilíbrio e bem-estar interior.

 

Organiza o teu uso das ferramentas

Estas são apenas algumas ideias, que vão ajudar-te a descansar um pouco a mente, a limpar tóxicos e a produzir mais hormonas boas. Se as praticares de forma regular, podes reduzir muito o teu desgaste interior e risco de entrar em burnout.

Como consegues tornar estas ferramentas num hábito? Começa a praticar uma que te pareça mais fácil, em vez de experimentares usar todas ao mesmo tempo. Vai continuando a praticá-la, de forma consistente, tornando-a um hábito. E pouco a pouco vai incluindo cada uma das outras.

Lembra-te que o que vai evitar que entres em burnout, é o uso regular de estratégias de descanso eficazes. Apenas conhecê-las ou até experimentá-las umas vezes, não vai resolver o problema.

 

Se já te sentes exausto ou tens outros dos sintomas de burnout com muita frequência (https://lisboacounselling.com/2022/02/02/2-3-burnout-sintomas/), deves procurar ajuda especializada.

Contacta-nos e vem perceber o que podes fazer para inverter esse processo.