+351 914 971 340 (Chamada para rede móvel nacional) info@lisboacounselling.com

“Aprendi que quando não grito com o meu filho, ele me ouve mais e, às vezes, até já aceita o que eu digo.” Celeste, 48 anos, administrativa

O bom funcionamento das tuas relações, precisa de estar baseado no uso de boas competências de comunicação e não em “como deve ser”. Esta é uma luta constante que eu encontro nos pais, a ideia de que os filhos devem cumprir minimamente as suas obrigações. Mas se a tua estratégia de dizer, repetir, pressionar, ralhar, ainda não resultou, não faz muito sentido continuares a usá-la. Para além de não conseguires resolver nada com ela, ainda vais ter um grande dano colateral – o desgaste e destruição da tua relação com o teu filho.

Filhos saem de casa cada vez mais tarde

Este é um problema em imensas famílias. Não só os adolescentes difíceis de gerir, mas o prolongamento indefinido da sua morada em casa dos pais. São jovens que querem assumir-se como adultos, com todos os benefícios e direitos que isso lhes traz, mas que, ao mesmo tempo, continuam a viver completamente à custa dos pais.

A autonomia tem de ser treinada

Se os teus filhos não desenvolvem autonomia, não vão conseguir usá-la. Este é o problema dos chamados NEET, jovens adultos que já não estudam e “ainda” não trabalham, que vivem com os pais e são dependentes deles. Não é que eles sejam preguiçosos, mas não desenvolveram competências fundamentais para a sua autonomia. São filhos a quem os pais deram e fizeram tudo e que, por não terem desenvolvido esses “músculos mentais” na idade correta, acabaram por bloquear num estado em que muito dificilmente irão alguma vez conseguir desenvolver o seu próprio projeto de vida.

Encontra o equilíbrio entre apoio e estímulo à autonomia

A melhor forma de promoveres a autonomia dos teus filhos, é treiná-los a terem um papel ativo desde pequenos – ajudando nas tarefas da casa, aprendendo a fazer escolhas e tomar decisões, etc. Viver à custa dos pais sem colaborar com nada, não é saudável. Cada pessoa deve colaborar nas tarefas; no mínimo, sendo responsável pela arrumação e organização das suas próprias coisas e espaço. E a partir do momento em que terminam os estudos ou que já os estão a “enrolar” demasiado, é bom começarem a colaborar em algumas despesas da casa.

É fundamental distinguires problemas reais de simples divergências.

Há temas que não são certos nem errados, como o tipo de música que gostam, o estilo de roupa, pontos de vista ou interesses, etc. No entanto, isso não significa que toda a gente lá em casa (e os vizinhos) sejam obrigados a ouvir essa música. Precisam de encontrar o equilíbrio, entre ele poder desenvolver os seus próprios gostos e interesses, mas permitindo que os pais e outros também tenham o seu próprio espaço. Muitos jovens adultos vão impondo os seus próprios gostos e tendências em casa (dos pais), fazendo com que muitos pais já não tenham a sua vida real, como gostariam, mas se limitem a funcionar como os filhos permitem. Isto é gradual; muitos pais não têm consciência de que já estão nesse modo.

No entanto, é nas tuas mãos, como pai ou mãe, que está o poder de começarem a mudar essa situação, tanto para vosso bem como do vosso filho.

Como podes lidar de forma positiva, com um filho que “te tira do sério”?

  • Percebe que o respeito tem de ser mútuo. E respeito, é desenvolvido; não pode ser imposto, nem por obrigação (por obrigação é, quando muito, obediência, que é diferente de respeito).
  • Tenta melhorar a tua comunicação com ele. Não grites; não critiques o tempo todo. Se as tuas emoções estão a ferver, usa o GAP para as conseguires gerir (podes ver este conceito no artigo https://lisboacounselling.com/2022/01/06/2-2-um-minuto-que-pode-mudar-a-tua-vida/ ).
  • Encontra gostos e interesses comuns, procura fazer algo juntos, nem que seja tão pequeno como um café engolido em dois minutos.
  • Cria abertura para a partilha. Ouve e respeita as ideias dele.
  • Podes pedir a opinião dele em temas teus, e respeita-a. Não tens que fazer o que ele diz mas tem em conta a sua opinião.

A forma como te relacionas com os teus filhos, é determinante tanto na qualidade da vossa relação, como no futuro deles.

Contacta-nos e vem aprender a melhorar a vossa relação.